Covid: 6 capitais estão com aplicação da 1ª dose da vacina suspensa nesta quarta
Gabriela Bulhões
Covid: 6 capitais estão com aplicação da 1ª dose da vacina suspensa nesta quarta

A aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19 está suspensa em seis capitais nesta quarta-feira, segundo levantamento realizado pelo G1. Salvador suspendeu a imunização totalmente, tanto para primeira quanto segunda dose. São Luís, Campo Grande, João Pessoa, Porto Alegre e Aracaju interromperam apenas a aplicação da primeira.

Rio Branco, Cuiabá e Florianópolis oferecem a primeira dose apenas para grávidas e puérperas. Natal, Curitiba e Goiânia continuam a vacinação, mas diminuíram o ritmo ou estão com o estoque acabando, e Belém imuniza apenas grupos prioritários.

Na cidade de São Paulo, a aplicação da primeira e segunda dose é retomada nesta quarta-feira, após a paralisação completa na terça-feira. Na capital paulista, a primeira dose será aplicada em pessoas com 49 anos.

Veja a situação em cada um desses locais:

Salvador

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, afirmou na tarde de terça-feira que as aplicações das primeira e segunda doses dos imunizantes contra Covid-19 na capital baiana estão suspensas por falta de vacinas. A previsão é de que a vacinação seja retomada na sexta-feira, dia 25.

Em nota, a prefeitura salientou que já foram imunizados aqueles que precisavam completar o esquema vacinal com data marcada até o dia 30 de junho.

São Luís

A vacinação da primeira dose, que já alcançou a faixa etária de 18 anos, foi suspensa devido à falta de vacinas, segundo a Prefeitura de São Luís. A imunização será retomada assim que novas doses chegarem.

De acordo com as autoridades locais, a aplicação de segunda dose continua normalmente.

Campo Grande

Pelo segundo dia consecutivo, a capital sul-mato-grossense mantém suspensa a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação da segunda dose continua normalmente na cidade, segundo a secretaria municipal de Saúde.

Ainda segundo a secretaria municipal, o reforço vacinal da AstraZeneca será antecipado de 90 para 60 dias e haverá também a aplicação da segunda dose da CoronaVac, que chegou a ficar em atraso devido a interrupção no fornecimento por parte do Ministério da Saúde.

João Pessoa

Pelo terceiro dia consecutivo, a capital paraibana está com a vacinação em primeira dose suspensa. A Prefeitura informa que só retomará o processo de imunização da população com a chegada de um novo lote.

Quem tomou a Astrazeneca há 90 dias e a CoronaVac há 28 dias pode receber a segunda dose regularmente nos pontos de aplicação da cidade.

Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre suspendeu a aplicação de primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira. O motivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é a falta de imunizantes. A aplicação das segundas doses das três farmacêuticas, no entanto, segue normalmente.

Aracaju

A vacinação da primeira dose contra a Covid-19 em Aracaju continua suspensa, mas a aplicação da segunda dose segue normalmente.

A capital começou a vacinar, nesta segunda-feira, pessoas a partir dos 40 anos. Na terça, já iniciaria a vacinação da faixa etária acima dos 38 anos, mas o avanço só continuará com o envio de mais doses.

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe afirma que não há previsão de chegada de vacinas, que as últimas destinadas à primeira dose foram distribuídas no sábado, e que as que chegaram no domingo serão destinadas somente à segunda dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis atualizou o calendário de vacinação contra a Covid-19 e continua com a aplicação da primeira dose suspensa para a maioria dos grupos nesta quarta-feira: apenas lactantes, gestantes e puérperas com agendamento poderão receber a primeira dose.

Já a segunda dose é aplicada para pessoas de 67 anos ou mais e todas as pessoas que receberam a primeira dose há mais de 12 semanas, mesmo que estejam com atraso.

Segundo a prefeitura, "para avançar a vacinação com a primeira dose, depende da chegada de mais imunizantes contra a doença". O estado diz que, por enquanto, não há previsão de chegada de mais vacinas para primeiras doses.

Você viu?

Rio Branco

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa para o público geral a partir desta quarta-feira, segundo a Secretaria de Saúde Municipal (Semsa). Apenas grávidas e mulheres no pós-parto devem receber a primeira dose nesta quarta.

Segundo o Departamento de Vigilância da Semsa, a suspensão ocorre após as doses acabarem na capital acreana. O órgão diz que há doses para a primeira aplicação apenas para esse público.

A vacinação das pessoas que precisam tomar a segunda dose segue normalmente.

Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a capital recebeu doses da CoronaVac apenas para lactantes e segunda dose dos atrasados. Por isso, a vacinação será suspensa para os demais grupos a partir desta quarta-feira.

Também serão vacinadas as pessoas que precisam receber a segunda dose de Astrazeneca.

As pessoas que estavam agendadas para o recebimento da primeira dose devem aguardar a retomada das atividades e verificar o agendamento no site da prefeitura.

Natal

O estoque da Secretaria de Saúde de Natal está baixo: serão disponibilizadas 2.100 doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira.

O público-alvo na capital potiguar permanece em 47 anos e mais sem doenças pré-existentes, pessoas com 18 anos e mais com comorbidades, 37 anos e mais para os trabalhadores da indústria e profissionais da Educação pública e privada do Ensino Fundamental I e II.

A prefeitura informou que, "para uma melhor equidade", cada uma das 35 Unidades Básicas de Saúde receberá 20 doses; cada um dos seis drives oferecerá 200 doses; e cada ponto extra exclusivo para a Educação terá 200 doses.

Curitiba

A capital paranaense informou que tem cerca de 8 mil doses disponíveis, que são insuficientes para vacinar a próxima faixa etária da população em geral, de 49 anos, que tem público estimado em 19 mil pessoas. Por isso, nesta quarta-feira serão vacinados com a primeira dose somente trabalhadores da educação básica e do ensino superior com 18 anos ou mais.

A segunda dose será aplicada apenas em profissionais da saúde com agendamento.

Segundo a prefeitura, a repescagem de grupos prioritários, que ocorreu para cerca de 7 mil pessoas nesta terça-feira, está suspensa até a chegada de novas doses.

Goiânia

Novos agendamentos estão suspensos por falta de doses na capital goiana, mas moradores que agendaram a vacinação e grupos sem necessidade de agendamento vão receber o imunizante, informou a secretaria municipal de Saúde.

A vacinação contra Covid-19 continua para moradores a partir de 50 anos e grávidas sem comorbidades nesta quarta-feira.

As doses também seguem sendo aplicadas em trabalhadores da saúde, profissionais de ensinos fundamental, médio e superior, e pessoas com doenças preexistentes

Belém

Capital restringiu a vacinação apenas para grupos prioritários, como grávidas e puérperas, quilombolas, portuários, profissionais das forças de segurança e rodoviários. Anteriormente, a vacinação era feita por faixa etária.

Segundo a Secretaria Municipal de Sáude (Sesma), o objetivo é vacinar 6 mil pessoas nesta quarta: de 3 mil a 3.500 rodoviários, 2.200 portuários, 870 profissionais das forças de segurança e 670 quilombolas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!