Vacina da Janssen
Reprodução: iG Minas Gerais
Vacina da Janssen


O primeiro lote da Janssen  chegou na última terça-feira (22) ao Brasil. Com a data de validade próxima, a vacinação por aqui seria uma corrida contra o tempo. Mas, felizmente, a Anvisa determinou,  baseada em decisão do FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora dos EUA), que as doses possam ser utilizadas até 8 de agosto.

Segundo Diogo Umann, clínico geral, cardiologista e diretor médico da clínica Imedato,mesmo no prazo estendido, as doses são seguras e eficazes.

"A decisão [do FDA] é baseada em dados de estudos de avaliação de estabilidade que estão em andamento e que demonstraram que a vacina é estável em 4,5 meses quando armazenada de 2°C a 8°C", explica João Leandro de Paula Ferreira farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Microbiologia pelo ICB/USP. Quando armazenada a -20°C, a vacina fica estável por até 2 anos.

Diogo Umann tirou outras dúvidas sobre o imunizante da Janssen após afirmar que a sua extensão de validade é segura.

Você viu?

Fora o risco de não fazer efeito, há risco de morte ou de alguma complicação para a saúde?

A preocupação maior é de que a pessoa fique desprotegida frente ao vírus, pois ela não será imunizada. Não é esperado nenhum outro tipo de reação adversa além dos comuns da própria vacina, então, é só ficar de olho realmente na data de validade, não só para esses imunizantes, mas para qualquer uso de produto consumido com alimentos, remédios."

Há algum risco neste aumento da validade pelo FDA e Anvisa?

Realmente a produção de uma vacina não algo simples, ela demora um tempo. Precisa passar por várias etapas. Essa ampliação da validade pelo FDA e pela Anvisa aqui no Brasil foi muito importante, e isso não gera nenhum risco extra para o paciente. A vacinação, imunização contra o novo coronavírus continua sendo essencial, principalmente para pessoas com comorbidades, que precisam ainda mais ser imunizadas.

Mesmo com o prazo estendido a vacina ainda faz efeito?

Sim, mesmo com o prazo estendido a vacina da Janssen continua fazendo efeito e vai imunizar as pessoas, não há problema nenhum. O protocolo deve ser mantido e as pessoas precisam continuar sendo imunizadas frente ao novo coronavírus.

Benefícios da vacina da Jhonson & Jhonson

Além da aplicação em dose única, o que pode acelerar a vacinação no país, a vacina apresentou bons resultados de eficácia segundo estudo realizado pela da Johnson & Johnson e publicado no New England Journal of Medicine.

O imunizante tem eficácia de 66% contra os casos moderados e graves da Covid-19; de 85,4% apenas contra os casos graves e 100% de proteção contra hospitalização e morte por Covid-19 depois de 28 dias da aplicação.

Segundo a FDA, a vacina teve eficácia geral nos Estados Unidos de 72%.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!