Covishield: UE não autoriza uso da vacina da AstraZeneca fabricada na Índia
Matheus Barros
Covishield: UE não autoriza uso da vacina da AstraZeneca fabricada na Índia

Nesta quarta-feira (30) a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirmou que a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca fabricada na Índia chamada Covishield não possui uso autorizado na União Europeia (UE).

Segundo um comunicado enviado pelo órgão regulador à agência de notícias AFP, mesmo que a Covishield possua tecnologia de produção análoga à Vaxzevria (vacina da AstraZeneca original), as vacinas podem apresentar diferenças.

“As vacinas são produtos biológicos. Mesmo pequenas diferenças nas condições de fabricação podem resultar em diferenças no produto final, e a legislação da UE, portanto, exige que os locais de fabricação e o processo de produção sejam avaliados e aprovados como parte do processo de autorização”, completou o órgão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a vacina Covishield e lamentou que países recusem o imunizante. A União Africana protestou contra a atitude da UE, apontando que a ação pode prejudicar a África, onde a vacina é distribuída.

Richard Mihigo, do escritório regional da OMS para a África, comentou que a proibição é “uma grande vergonha porque a AstraZeneca-Covishield é exatamente a mesma vacina que a AstraZeneca-Vaxzevria, que é aceita na vacinação”. Segundo o representante da OMS, a única diferença entre as vacinas é local de distribuição.

Você viu?

Em um comunicado em conjunto, a União Africana e os Centros Africanos para Controle e Prevenção de Doenças afirmaram que a negativa da União Europeia à vacina da AstraZeneca fabricada na Índia coloca em risco o “tratamento equitativo” da população vacinada na África.

A EMA afirmou que comunicará qualquer pedido de autorização de comercialização para Covishield, assim como se houver qualquer alteração na aprovação de unidades de fabricação do imunizante Vaxzeria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!