Vacinas contra a Covid-19
Reprodução/FreePic
Vacinas contra a Covid-19


Na tarde desta sexta-feira (2) foi anunciado que cerca de  26 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios do Brasil. Alguns municípios negaram terem aplicado doses vencidas, alegando divergências de dados no Sistema Conecte SUS.

"No começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS", disse a prefeitura de Maringá , no Paraná, ao UOL. 

Em entrevista à rádio CBN, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da capital de Belém , Claudio Guedes Salgado, afirmou que nenhuma vacina vencida foi aplicada na população da capital do Pará. "É importante que a gente esclareça ao público em geral essa situação. Belém não aplicou nenhuma dose vencida. Estamos refutando completamente essa informação que está lá na Folha de São Paulo. E refutamos, inclusive, quando a reportagem entrou em contato conosco para perguntar se tínhamos aplicado essas vacinas. Enviamos uma resposta e essa resposta está na própria Folha como erro de registro. E esses erros de registros podem acontecer".

Já  Rio Claro , em São Paulo, se posicionou ao UOL afirmando que não houve aplicação de vacinas vencidas. Sempre que chegam vacinas ao município, as informações referentes aos lotes e vencimentos são averiguadas, nunca havendo estoque de vacinas com data de validade anterior às novas doses recebidas, disse a pasta.

A secretaria municipal da Saúde de São Paulo também negou a aplicação de doses vencidas. Ao UOL, a administração disse que tem um "sistema robusto para todo o manejo de seus imunobiológicos".

A secretaria municipal de Saúde de Salvador também negou que tenham sido aplicadas doses da AstraZeneca fora da validade, assim como a pasta do Ceará .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários