Rio pedirá a inclusão de maiores de 12 anos em estudo de vacinação em Paquetá
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Rio pedirá a inclusão de maiores de 12 anos em estudo de vacinação em Paquetá

Após a reunião com o Comitê Científico nesta segunda-feira, prefeitura do Rio irá solicitar Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) a inclusão de adolescentes entre 12 e 18 anos no protocolo de pesquisa de vacinação em massa em Paquetá. O município, em parceria com a Fiocruz, vacinou em junho todos os moradores da Ilha maiores de idade para observar o comportamento da Covid-19 ao longo dos meses.

Para adolescentes acima de 12 anos, a Anvisa já autorizou a aplicação da vacina da Pfizer. O grupo, entretanto, só deverá receber a imunização ao termino da vacinação dos maiores de idade. Na cidade do Rio, a prefeitura prevê que essa etapa comece em setembro.

O mutirão vacinou 91,1% dos moradores com a primeira dose da Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19. A iniciativa integra um experimento científico conduzido pelo Instituto Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que visa a analisar a vacinação em larga escala e, assim, antever o que será do Rio em agosto, quando, segundo os planos da prefeitura, toda a população carioca maior de 18 anos estará vacinada.

A pesquisa também tem o propósito de verificar se a primeira dose do imunizante já garante um bom nível de proteção coletiva, ou se isso só acontece efetivamente após a injeção de reforço.

Rio terá repescagem da vacinação para todos com 40 anos ou mais até sábado

A prefeitura do Rio divulgou que até este sábado (10) haverá a repescagem da vacinação contra a Covid-19 para todo os moradores com 40 anos ou mais. Quem perdeu seu dia de imunização deve procurar os postos de vacinação esta semana no período da tarde.

Segundo a prefeitura, já as gestantes, puérperas e lactantes podem se vacinar nos dias 6, 9 e 14 de julho.

"Excepcionalmente, nessa semana vamos permitir repescagem das pessoas de 40 anos ou mais, todos os dias à tarde. Isso não se repetirá mais à frente. Se você tem mais de 40 anos e ainda não se vacinou, não deixe de fazê-lo logo. É importante para salvar sua vida e a dos outros. E muito importante: todas as vacinas são eficazes e têm ajudado muito na diminuição de mortes e casos graves" escreveu o prefeito Eduardo Paes nas redes sociais.

Por causa da vacinação, pessoas com 60 anos ou mais já não são mais a maioria entre os pacientes internados por Covid-19 no Rio de Janeiro, mostram dados da Prefeitura do Rio. Em maio deste ano, pela primeira vez desde o início da pandemia, os idosos corresponderam a menos da metade do total de internações pela doença (39,6%). A tendência se manteve em junho, quando pessoas com 60 anos ou mais representaram 37,1% das internações por Covid-19 na cidade. As informações se restringem a residentes do município e abrangem números da rede privada e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gripe: Rio terá vacinação para maiores de 18 anos

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio passará a contemplar todas as pessoas com 18 anos ou mais, confirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ao GLOBO na manhã desta segunda-feira. A pasta ainda não tem uma data definida para a mudança, pois, segundo Soranz, ainda é necessário organizar o planejamento. Em nota, a Secretaria municipal de Saúde disse que "o município do Rio deverá seguir as orientações do Ministério da Saúde".

Você viu?

No último sábado, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a imunização contra a gripe para os demais grupos devido à baixa adesão da população à campanha. A pasta orienta que estados e municípios vacinem toda a população com mais de 6 meses de idade, mas a decisão é das secretarias de Saúde locais para alterar o calendário. Das 80 milhões de doses produzidas pelo Instituto Butantan, as vacinas foram aplicadas em somente 34,2 milhões de pessoas, o que representa 42% dos grupos prioritários, um percentual baixo.

Neste mês, que tende a ser mais frio, é comum que os casos de síndromes gripais aumentem. Uma das preocupações é a possível sobrecarga do sistema de Saúde no país num momento em que as unidades ainda enfrentam a ocupação de leitos para tratamento de Covid-19. A gripe grave atinge os pulmões de forma parecida com a da Covid-19 e suas vítimas vão disputar leitos com os doentes devido ao coronavírus.

Desde o início da campanha, em 12 de abril, o Ministério da Saúde indica que a vacina contra a Covid-19 seja priorizada. A recomendação é para que aqueles que estiverem com sintomas de gripe ou sintomas relacionados ao coronavírus esperem o tempo necessário de completa recuperação para a vacinação nas duas campanhas.

Na semana passada, a Prefeitura do Rio anunciou a prorrogação do calendário de vacinação contra a gripe até o dia 30 deste mês. Grupos prioritários desta campanha podem buscar atendimento nos postos em qualquer dia. Quem tomou alguma dose de um dos imunizantes contra a Covid-19 deve aguardar 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Os grupos prioritários são:

  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Crianças de seis meses a cinco anos
  • Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
  • Indígenas e quilombolas
  • Pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente
  • Trabalhadores da saúde e da educação
  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e de longo percurso
  • Portuários
  • População privada de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional
  • Forças de segurança e salvamento e forças armadas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!