Síndrome de Haff é causada pela ingestão de carne de peixe contaminada por toxina
Thinkstock/Getty Images
Síndrome de Haff é causada pela ingestão de carne de peixe contaminada por toxina


Kelly Silva, 27, desenvolveu a síndrome de Haff, conhecida popularmente como "urina preta", após comer peixe em um restaurante de comida japonesa em Goianésia, Goiás. A jovem comeu um sashimi de tilápia e de salmão no dia 23 de junho, segundo relatou a família ao UOL.

Leia também:  O que é a síndrome de Haff, doença da urina preta que matou mulher em Recife

Pouco tempo depois, Kelly começou a apresentar sintomas gastrointestinais e vomitar. No dia seguinte, ela apresentou endurecimento dos músculos e fortes dores no corpo.

Você viu?

Devido à gravidade do caso, a jovem foi para o hospital Jardim América, em Goiânia, no dia 26. Ela permanece internada na UTI do local e, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Goianésia, seu estado de saúde é "estável" e "requer cuidaodos específicos"

Em entrevista à TV Anhanguera, a família de Kelly disse que a jovem jantou com uma prima, que não apresentou síndrome de Haff. Ela está sendo submetida a uma hemodiálise depois que os rins apresentaram uma sobrecarga e não estão funcionando corretamente. Por enquanto, a jovem não tem previsão de alta médica.

Ao dar entrada no hospital, a jovem apresentou perda de força muscular, dor no corpo, cianose de extremidades e urina com a coloração escura, informou a secretaria. 

"A Vigilância em Saúde e a Vigilância Sanitária estão acompanhando o surgimento de possíveis novos casos. Para tanto, foi emitido um comunicado oficial de alerta epidemiológico para as instituições hospitalares a respeito de sinais ou sintomas relacionados à doença", disse em nota o secretário municipal de Saúde, Rafael Cardoso, ao UOL.

A secretaria explicou que a doença acontece por causa da ingestão de carne de peixe cru ou cozido contaminada por uma toxina. Ela é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, o que causa sintomas como a perda da força física, dor muscular, desmaios, rabdomiólise, febre e urina escura.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!