Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V
Reprodução: ACidade ON
Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V


A vacina russa  Sputnik V  tem ação neutralizante para as variantes do novo coronavírus. Segundo estudo publicado nesta segunda-feira (12) na revista científica Vaccine, não houve mudanças significativas na atuação do imunizante para três mutações existentes do vírus da Covid-19 identificadas no mundo.

A ação da vacina contra as variantes Beta, Gama e Delta, no entanto, teve relativa queda, mas "menor do que as reportadas por outras vacinas" , afirmam os pesquisadores, que não descartam a necessidade de um estudo comparativo mais preciso para avaliar a diferença entre os imunizantes.

A atividade neutralizante da vacina russa foi avaliada por meio do soro com o vírus vivo. "O teste de VNA não está diretamente relacionado à eficácia da vacina. Os dados obtidos demonstram que a 'Sputnik V' mantém suas propriedades protetoras contra novas cepas", afirmou o Instituto Gamaleya, responsável pelo desenvolvimento do imunizante, segundo informações da CNN.

"O Centro Gamaleia está estudando ativamente novas variantes do SARS-CoV-2, que continuam a aparecer em várias regiões do mundo", afirmaram. 

Os pesquisadores do estudo fazem parte do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia, do Ministério da Saúde da Federação Russa e o Fundo de Investimento Direto Russo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!