Em Campinas, interior de São Paulo, um projeto-piloto permitirá que duas empresas vacinem seus funcionários contra a Covid-19. Segundo informações da Folha, as doses serão cedidas pela prefeitura e a faixa-etária dos imunizados será a mesma das unidades públicas de saúde.
Nesta semana, Campinas está vacinando pessoas a partir de 33 anos sem comorbidades. Será instalado um "posto de vacinação" dentro das empresas, que não tiveram seus nomes revelados. Elas receberão, além das doses de vacina, materiais para a aplicação, como seringas, agulhas, caixa para descarte, algodão e álcool.
Os próprios funcionários serão treinados pelo município para a aplicação da vacina contra a Covid-19. As doses fornecidas serão contadas e no número exato de funcionários cadastrados.
Como posso inscrever minha empresa no projeto?
Um chamamento público será publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (20) com as regras. Um dos critérios é a quantidade de trabalhadores na empresa.
Cada uma terá que cadastrar todos os funcionários e, só depois, entregar este cadastro ao serviço público. "Se uma empresa, por exemplo, tiver 300 funcionários, e 250 na faixa de idade do programa nacional, vai receber 250 doses", afirma Dário Saadi, prefeito de Campinas.
Saadi diz que o sistema não está sendo adotado para desafogar a rede pública, mas sim para acelerar o processo de vacinação, principalmente com a possibilidade da variante Delta se tornar predominante também por aqui.