Com vacinação em risco, Ministério da Saúde promete enviar 10,2 milhões de doses
Letícia Mori - Da BBC News Brasil em São Paulo
Com vacinação em risco, Ministério da Saúde promete enviar 10,2 milhões de doses

Em meio ao desabastecimento de imunizantes contra a Covid-19, que levou à suspensão dos calendários de vacinação de várias cidades e capitais do país, o Ministério da Saúde informou, neste domingo, que serão enviados aos estados e ao Distrito Federal, ainda nesta semana, 10,2 milhões de doses vacinas. A pasta, porém, não soube responder o dia exato das remessas, nem as quantidades a serem distribuídas por unidade da federação.

Até o fim da semana passada, cinco capitais haviam suspendido a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, por falta de doses, segundo o G1. Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Campo Grande e João Pessoa informaram que iriam aplicar apenas a segunda dose do imunizante. Já Florianópolis atenderia, com a primeira dose, gestantes e puérperas.

Em resposta ao GLOBO, o Ministério da Saúde explicou que o público alvo dessa distribuição e a quantidade de doses a ser encaminhada a cada estado dependem de uma reunião tripartite, formada por integrantes da União e dos governos estaduais e municipais. O órgão não informou quando haverá essa discussão, mas esclareceu que o envio das vacinas é feito até 48 horas depois de a estratégia ser definida na reunião.

Segundo destacou o ministério, a responsabilidade de levar os imunizantes aos municípios é dos estados, e não do governo federal. Embora gozem de autonomia, o órgão recomenda que os governos estaduais e as prefeituras sigam a estratégia de imunização estabelecida na reunião.

Na semana passada, o Ministério da Saúde encaminhou aos estados 8,7 milhões de doses de vacinas. Ao todo, mais de 164,4 milhões de doses já foram enviadas para imunização da população brasileira em todo o país.

Dados obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde mostram que 44,61% da população brasileira haviam recebido a primeira dose, na última sexta-feira. Outros 17,49% foram totalmente imunizados com as duas doses, ou dose única. O total de doses aplicadas foi de 131.504.294.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!