O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou nesta quarta-feira (28) que pagará US$ 100 (cerca de R$ 512) para quem for se vacinar contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (30). Os cidadãos receberão um cartão pré-pago com o valor assim que receberem a dose.
"Os incentivos ajudam imensamente. Acredito que se trata de uma medida muito, muito atraente para os nova iorquinos e terá um impacto importante", disse De Blasio.
A ideia é voltar a acelerar a campanha de vacinação contra a doença na cidade, que está muito lenta nas últimas semanas. Até o momento, 59% da população local recebeu ao menos a primeira dose e apenas 54% estão completamente vacinados - a aplicação começou ainda em dezembro de 2020.
A preocupação também se estende ao estado de Nova York, que tem números levemente superiores ao da cidade - com 64% na primeira administração e 56% com as doses necessárias. O governador Andrew Cuomo começou conversas com sindicatos para tornar a imunização obrigatória para os trabalhadores.
O temor é a disseminação da variante Delta, que já se espalhou por todo o país e é mais rapidamente transmissível. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.203 casos de Covid-19 em todo o estado, cerca de 275 a mais do que o dia anterior.