Em novo recorde, Tóquio supera 5 mil casos de Covid em 1 dia
Unsplash
Em novo recorde, Tóquio supera 5 mil casos de Covid em 1 dia

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a cidade de Tóquio passou da marca de cinco mil casos diários de Covid-19 nesta quinta-feira (5). Foram exatamente 5.042, superando de longe o recorde anterior, de 4.166, registrado um dia antes.

Os aumentos concretizam os temores das autoridades sanitárias de que a onda de contágios, que está aumentando diariamente desde junho, teria um impulso ainda maior com a realização dos Jogos Olímpicos - que começaram no fim de julho.

Outro dado preocupante é a constante alta nas internações em unidades de terapia intensiva, sendo que há 135 pacientes nessa situação atualmente, o maior dado desde o início de fevereiro.

Por conta da alta, o governo japonês ampliou o estado de emergência para, praticamente, todo o país até o dia 31 de agosto. Atualmente, toda a região metropolitana de Tóquio vive nessa situação, além de Osaka, Hokkaido, Ishikawa, Hyogo e Fukuoka. A partir dessa sexta (6), o decreto entrará em vigor também em Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi, Shiga e Kumamoto.

Você viu?

O estado de emergência prevê o fechamento antecipado de bares e restaurantes às 20h e a proibição da venda de bebidas alcoólicas em locais de diversão a partir das 19h. No Japão, nunca houve ordens de lockdown como o feito em outros países asiáticos e europeus.

Segundo o ministro para a Gestão da Emergência de Covid-19, Yasutoshi Nishimura, o número de pacientes em situação grave praticamente dobrou nas últimas duas semanas, aumentando os temores sobre o quanto o sistema sanitário irá aguentar a pressão. Ainda conforme o político, a disseminação da variante Delta é a principal responsável pela alta.

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, cerca de 90% de todas as infecções na área de Kanto, onde fica a região metropolitana de Tóquio, são da nova cepa. No país, ela já representa 60% das contaminações.

Desde o início da crise sanitária, o Japão tem pouco mais de 979 mil casos confirmados de Covid-19 e 15,2 mil vítimas. A vacinação continua em ritmo lento, com apenas 41% da população em processo de imunização, de acordo com o portal Our World in Data, sendo que 31,3% dos cidadãos completaram o ciclo vacinal e 10,37% receberam a primeira dose.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários