Guiné registra 1ª morte causada pelo vírus de Marburg, similar ao Ebola
Fusion Medical Animation/Unsplash
Guiné registra 1ª morte causada pelo vírus de Marburg, similar ao Ebola

Autoridades da República da Guiné confirmaram nesta segunda-feira a primeira morte em decorrência da doença de Marburg. Trata-se de uma febre hemorrágica provocada por um vírus altamente infeccioso e que apresenta elevada taxa de mortalidade. O vírus Marburg pertence a mesma família do Ebola, capaz de matar com rapidez ou deixar os infectados com severas sequelas.

Esta é a primeira vez que a doença foi identificada tanto no país quanto na África Ocidental. No entanto, surtos já foram registrados em países como Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda.

O caso na Guiné foi identificado na semana passada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o paciente infectado vivia na mesma região onde houve um surto de Ebola no começo deste ano e que resultou em 12 mortes.

O paciente da Guiné chegou a receber tratamento em um hospital de Gueckedou, município situado no sul do país, mas não resistiu e morreu. O óbito foi confirmado pela agência Reuters.

Você viu?

Segundo a OMS, uma equipe de investigação médica foi enviada à Gueckedou para verificar o agravamento dos sintomas do paciente. E outros dez especialistas - incluindo epidemiologistas e antropólogos - estão no local para ajudar na investigação do caso e apoiar as autoridades nacionais de saúde na resposta de emergência.

"Aplaudimos o estado de alerta e a rápida ação investigativa dos profissionais de saúde da Guiné. O potencial para o vírus Marburg se espalhar por toda a parte significa que precisamos detê-lo em seu caminho", disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

A doença de Marburg foi detectada pela primeira vez em 1967, após surtos simultâneos em Marburg e Frankfurt, na Alemanha, e em Belgrado, na Sérvia. Transmitido por morcego, o vírus se espalha rapidamente entre os humanos.

A transmissão ocorre pelo contato direto com fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados. Uma vez infectado, o paciente começa abruptamente a sentir febre alta, dor de cabeça e mal-estar. Na maioria das vítimas, os sinais de hemorragia aparecem dentro de sete dias.

As taxas de letalidade variaram de 24% a 88% em surtos anteriores, dependendo da cepa do vírus e do manejo do caso. A taxa média de mortalidade é de cerca de 50%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!