A Covid-19 segue um padrão sazonal assim como a gripe?
shutterstock
A Covid-19 segue um padrão sazonal assim como a gripe?


Os cientistas querem saber se,  assim como a gripe, a Covid-19 segue um padrão sazonal -- ou seja, com mais casos em determinada estação do ano. Segundo publicação do jornal britânico The Guardian, as taxas de casos da doença causada pelo novo coronavírus de cinco países foram comparadas entre março de 2020 e março de 2021.

Canadá, Alemanha, Índia, Etiópia e Chile participaram do levantamento, que levou em consideração temperatura média diária, umidade, radiação ultravioleta e capacidade de secagem ao ar (medida de quão rapidamente as gotículas evaporam).

Em países com climas temperados, eles descobriram que a Covid-19 atingia o pico durante os meses de inverno, quando a temperatura e a umidade eram baixas. Enquanto isso, em países com climas tropicais, os casos atingiram o pico durante as chuvas de verão, quando a umidade era alta.

Publicados na revista GeoHealth, os resultados mostram os níveis ultravioleta e capacidade de secagem ao ar se correlacionavam consistentemente com os níveis de Covid-19 em todos os países. Sol forte e evaporação rápida foram associados com taxas decrescentes da doença, enquanto céus nublados e evaporação lenta parecem ajudar na disseminação do vírus.

Ainda segundo publicação do jornal britânico, descobrir a relação da Covid-19 com a sazonalidade será importante para combater a sua disseminação e garantir que as vacinas de reforço sejam administradas antes do início da alta temporada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!