Em maio, doenças como gripe e pneumonia incidem mais na população do Brasil
Foto: shutterstock
Em maio, doenças como gripe e pneumonia incidem mais na população do Brasil

O cenário da saúde pública brasileira pode piorar nos próximos meses. Isso porque, além das altas taxas de ocupação por Covid-19, as unidades de saúde podem enfrentar um novo colapso a partir do mês de maio, quando doenças sazonais, como gripe e pneumonia, incidem mais na população do Brasil.

O alerta foi feito pelo epidemiologista Márcio Bittencourt, que atua no Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP, em entrevista à CNN Brasil, nesta quinta-feira (1º).

"Se entrarmos no período sazonal ruim para outras doenças, mesmo que a Covid-19 não piore muito, mas se chegarmos lá com os hospitais tão cheios como agora, vamos ter outra sobrecarga muito complicada", afirmou Bittencourt. 

"Todo ano, no Sudeste e Sul, ao redor de maio, começam as internações de inverno por piora de doenças pulmonares. Piora a asma, aumenta pneumonia e até mesmo a gripe", acrescentou o especialista.

Para prevenir esse cenário de colapso, Bittecourt afirmou que não é o momento de flexibilizar as restrições de circulação no país. "Tudo o que faço hoje para controlar a transmissão do vírus, mesmo que acabasse com ela, vai levar cerca de um mês para ter reflexo nas internações e mais outro mês para refletir nos óbitos. O que começamos a fazer em março, que nem foi tão intenso, vai ter reflexo mais importante a partir de agora", pontuou.

As principais doenças do inverno são as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia, porque este período favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há uma maior tendência em ficar em ambientes fechados.

Fonte: CNN

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!