Hidratação: beber líquidos ajuda a combater os efeitos nocivos do tempo seco
Getty Images
Hidratação: beber líquidos ajuda a combater os efeitos nocivos do tempo seco


O tempo seco tem impactado a vida dos paulistas nos últimos dias. Na capital, moradores tiveram suas casas cobertas de fuligem vinda de um grande  incêndio causado por uma queda de balão que ocorreu no domingo (22), no Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Além do impacto ambiental, a falta de chuvas e baixa umidade trazem também prejuízos à saúde.

Segundo o clínico geral Diogo Umann, o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas e acaba facilitando o  surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados.  Para evitar maiores complicações, algumas dicas podem ser seguidas, como macetes para umidificar o ar, evitar longos períodos sob o sol quando for se exercitar ou dar preferência a frutas, principalmente as cítricas.

Cuidados ao se exercitar 

Umann afirma que é preciso evitar períodos de grande exposição ao sol durante os exercícios, por isso o ideal é que a prática seja feita no início da manhã ou final da tarde.

"O mais importante é que a pessoa consiga se manter bem hidratada, bem alimentada, usar roupas confortáveis, fazer alongamento, são cuidados que devem fazer parte de qualquer prática esportiva em qualquer época do ano. Então, o melhor horário é aquele em que a pessoa consiga se adaptar para estar bem preparada para a prática", completa.

Alimentação como aliada no combate à desidratação

A alimentação é fundamental para amenizar os sintomas e os riscos de problemas que comprometem a saúde nesta época do ano, afirma o clínico geral. "Manter uma alimentação saudável e que favoreça a hidratação ajuda a diminuir a perda dos líquidos e sais minerais. Por outro lado, os alimentos que não favorecem a hidratação, nessa época do ano, precisam ser evitados", explica.

Você viu?

Por isso, o especialista alerta que tentar se hidratar com refrigerantes, por exemplo, pode não ser uma boa ideia, pois estimula a diurese (quantidade de urina eliminada), podendo causar ainda mais desidratação. 

"As pessoas precisam se alimentar de opções que contenham vitaminas, como frutas, principalmente frutas cítricas, que contém Vitamina C, que também melhora o quadro da imunidade de problemas respiratórios. Lembrar de sempre priorizar alimentos frescos e ricos em nutrientes. Essa rotina de alimentação vai favorecer a saúde do sistema respiratório, a imunidade, a saúde da pele, e ela ainda ajuda a manter a hidratação durante o dia. Lembrando que a ingestão adequada de água também é essencial nesse período."

Dicas de como driblar o tempo seco

Alguns truques podem ajudar a umidificar o ar ao longo do dia, afirma Umann. "Por exemplo, ter uma toalha molhada no quarto ou no ambiente em que você ficar, colocar um balde com água nesse ambiente também é uma ótima dica para diminuir aquele ar seco e conseguir respirar melhor à noite, assim, acordar mais descansado", indica. 

Ter plantas em casa, além de decorar o ambiente, também pode fornecer uma fonte a mais de umidade. "Opções de plantas aquáticas, como samambaias, Espada de São Jorge, são excelentes para ajudar a umidificar o ar."

Para aqueles que não possuem um umidificador de ar, outra boa dica para implementar no cotidiano em dias secos é na hora de tomar banho. "Tomar um banho de porta aberta também ajuda porque permite que o vapor liberado pela água quente do chuveiro se espalhe pelo ar."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!