Vírus da Covid-19
Reprodução: getty images
Vírus da Covid-19

Uma nova variante do coronavírus foi recentemente detectada na África do Sul. Segundo os cientistas sul-africanos, a nova cepa contém um número preocupante de mutações.

A variante é chamada C.1.2., e foi identificada pela primeira vez em maio nas províncias sul-africanas de Mpumalanga e Gauteng, onde ficam Joanesburgo e a capital, Pretória. Desde o surgimento, a nova cepa também já foi encontrada em sete outros países da África, Oceania, Ásia e Europa.

As variações do vírus “estão associadas a uma maior transmissibilidade” e a uma maior capacidade de evasão de anticorpos, disseram os cientistas. “É importante destacar esta linhagem dada a sua constelação de mutações.”

As mutações são inicialmente classificadas como variantes de interesse pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando são mais graves ou transmissíveis, são denominadas variantes preocupantes.

A C.1.2. surgiu a partir da C.1., uma linhagem do vírus que dominou as infecções na primeira onda da pandemia na África do Sul em 2020.

A nova descoberta foi publicada na Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal, conhecida como Krisp, e o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis, por grupos sul-africanos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!