Covid-19 provocou queda na taxa de natalidade em Portugal, Itália e Espanha
Reprodução
Covid-19 provocou queda na taxa de natalidade em Portugal, Itália e Espanha

Com a pandemia do novo coronavírus, países de alta renda financeira têm apresentado uma queda nas  taxas de natalidade bruta, apontaram os resultados preliminares de estudo feito pela Universidade Luigi Bocconi, na Itália, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences nesta segunda-feira.

O declínio foi constatado especialmente na Itália, com queda de 9,1%, seguido por Hungria, que teve uma redução de 8,5%, Espanha, de 8,4%, e Portugal, de 6,6%.

O estudo comparou dados de 22 países e sugere que a pandemia da Covid-19 pode ser relacionada à diminuição da taxa de natalidade em países de alta renda.

Foram analisados dados mensais de janeiro de 2016 a março de 2021. Na comparação simples dos números de meses durante a pandemia com os de meses do período anterior, foi constatada uma queda em todos os países, à exceção da Dinamarca, Finlândia, Alemanha e Holanda.

Você viu?

Ao fim do estudo, os dados mostraram que a pandemia foi acompanhada por um declínio além do previsto nas taxas de natalidade bruta de sete dos 22 países considerados.

Sem planos de filhos

Nos Estados Unidos, uma redução de 3,8% foi observada nos números de nascimentos de 2020 comparados aos de 2019. A pesquisa também apontou uma aceleração nesta queda ao fim do ano passado, momento em que a pandemia se agravou no país antes de atingir seu pico.

O estudo também considerou que uma pesquisa, realizada no início da primeira onda da pandemia na Alemanha, na França, na Espanha e no Reino Unido, indicou que 73% das pessoas que planejavam ter filhos em 2020 decidiram adiar ou abandonar os planos.

Segundo os autores, os resultados demonstram o impacto da pandemia na dinâmica populacional, mas há também outros fatores que podem ter influenciado as mudanças nas taxas de natalidade que devem ser pesquisados no futuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!