Setembro Dourado: mês é de conscientização sobre o câncer infantojuvenil
shutterstock
Setembro Dourado: mês é de conscientização sobre o câncer infantojuvenil

O setembro Dourado é uma ação nacional, idealizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), com o objetivo de conscientizar e informar sobre o  câncer infantojuvenil e também reforçar a importância do acompanhamento periódico de um médico pediatra e o diagnóstico precoce da doença.

As ações do Setembro Dourado tem como propósito diminuir a taxa de mortalidade de crianças e adolescentes no Brasil, ao ressaltar o papel fundamental do diagnóstico precoce da doença e o tratamento antecipado, que são fatores essenciais para o tratamento e cura da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), atualmente o câncer infantojuvenil é a causa responsável pelo falecimento, por doença, de 8% das crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos. “O câncer na criança e no adolescente são diferentes do câncer do adulto”, explica Mara Albonei Dudeque Pianovski, doutora em saúde da criança e diretora do Hospital Erastinho.

Os tumores na criança e adolescente não são formados por fatores externos. Na fase infantojuvenil, as células sofrem uma mutação genética e se multiplicam de forma rápida, o que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

Geralmente os tumores são constituídos de células indiferenciadas “isso significa que elas não adquiriram especializações esperadas para o exercício de funções para a qual a célula sadia estava programada. Por isso, são mais sensíveis à quimioterapia”, expõe a doutora.

Descoberta precoce 

Segundo estudos sobre o câncer infantojuvenil, diagnosticar a doença ainda no início, garante sucesso em torno de 80% dos pacientes. A descoberta rápida permite que as crianças e adolescentes sejam tratados adequadamente, ainda no início, aumentando as taxas de cura.

Devido aos avanços e progressos em pesquisas relacionados ao câncer na infância e adolescência, nas últimas décadas e novos protocolos de tratamentos disponíveis hoje em dia, a possibilidade de cura é muito maior quando a doença é descoberta logo no começo. “O diagnóstico precoce é o início da cura, porque o tratamento é mais leve e a criança encontra-se mais forte do que se der tempo para o câncer espalhar”, garante Pianovski. 

Por outro lado, conforme a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), a taxa de cura do câncer infantojuvenil no Brasil podia ser melhor e ainda deixa a desejar em função da descoberta tardia da doença. Conforme a médica diretora do Hospital Erastinho, quando se fala em diagnóstico precoce, está sendo dito sobre doença localizada (em tumores sólidos) ou com menor carga neoplásica e também no caso de leucemias. 

“Se o tumor tem oportunidade de se espalhar, sem tratamento, vai acumulando mutações que o tornam mais resistente, além de alterar o funcionamento normal do organismo. Dessa forma o tratamento precisa ser mais intensivo. A criança, com a imunidade já comprometida, por causa da gravidade da doença, tem menos condições de receber esse tratamento mais forte, por isso, se fala que o diagnóstico precoce é o início da cura”, informa.

Os tipos de câncer mais frequentes na infância são principalmente as leucemias, tumores como neuroblastoma e tumor de rim. Na adolescência os mais comuns são tumores ósseos, de células germinativas, na tireoide, linfomas e também leucemia. Já nos adultos, os mais frequentes são os de pele, mama, intestino e pulmão.

Não há possibilidade de fazer prevenção do câncer pediátrico, como no adulto, em que se orienta, por exemplo, não se expor ao sol em horários de pico de radiação ultravioleta e/ou não fumar. “Na criança e adolescente, o que se pode fazer é diagnóstico precoce” afirma a doutora. 

Você viu?

Câncer infantojuvenil

Por ter sintomas parecidos com outras doenças comuns da idade, é preciso que os pais, responsáveis, professores e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais abaixo:

  • Palidez, hematomas ou sangramentos e dor óssea;
  • Caroços e inchaços, especialmente se indolores, sem febre ou outros sinais de infecção
  • Febre ou perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
  • Alterações oculares, como pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas, inchaço ao redor dos olhos
  • Inchaço abdominal
  • Dores de cabeça, especialmente se incomuns, persistentes ou graves, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
  • Fadiga, letargia, mudanças no comportamento, como isolamento
  • Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação, sudorese noturna

Dê um Abracinho

Campanha Dê um Abracinho
Reprodução
Campanha Dê um Abracinho

Você pode ajudar nessa causa que é tão importante no Brasil e no mundo. Pensando em aproximar pessoas, promover saúde e ajudar na cura do câncer infantojuvenil, uma iniciativa privada foi fundada no Brasil ano passado.

Por meio de um coelho de pelúcia bem camarada e 100% antialérgico, você pode fazer sua doação para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), Instituto do Câncer Infantil (ICI), Hospital Napoleão Laureano, Hospital Erastinho e o Hospital da Baleia. Todas essas instituições trabalham no tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Brasil.

“A campanha  ‘Dê um Abracinho’ simboliza o acolhimento que a criança e o adolescente com câncer e sua família necessitam. E também divulga a existência de centros de referência no tratamento do câncer infantojuvenil, que são locais preparados para dar este atendimento especializado”, avalia a doutora, Mara Albonei Dudeque Pianovski.

Em menos de um ano, após o lançamento da campanha, em dezembro de 2020, “Dê um Abracinho” já contribuiu com mais de 63 mil quimioterapias, 7 mil cirurgias, ajudou a diagnosticar 5 mil novos casos e realizou 177 mil consultas.

A iniciativa possui um time com embaixadores famosos, como por exemplo: Xuxa, Ana Maria Braga, Márcio Garcia, Marco Luque, Fernanda Gentil, Reinaldo Gianecchini, Rodrigo Simas, Edmilson, Sofia Valverde entre outros. Participe dessa corrente do bem, você também.  Clique aqui e confira mais sobre essa causa.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!