Imunizante da Pfizer
Luiz Pessoa/SEI
Imunizante da Pfizer

A terceira dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em pessoas imunizadas com a Coronavac pode gerar 20 vezes mais anticorpos contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Essa é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores do Instituto Pasteur, da Universidad de La República, no Uruguai.

Os voluntários da pesquisa tiveram quatro amostras de anticorpos coletadas: a primeira antes do início da vacinação; a segunda 18 dias após a segunda dose da Coronavac; a terceira 80 dias após a segunda dose; e a quarta 18 dias após a terceira dose da Pfizer.

O aumento de 20 vezes na quantidade de anticorpos foi registrado na comparação entre a segunda e a quarta amostras. Ao todo, 200 pessoas participaram do estudo, que continuará sendo realizado.

"Hoje é um dia especial, é mais um passo na ciência uruguaia. Era um resultado desejável, mas hoje o confirmamos com a geração de conhecimento nacional. Era fundamental poder avaliar [o efeito da combinação de vacinas]. Estamos semeando coisas que vão nos dar segurança e garantias das decisões que estão sendo tomadas", disse ao jornal local El Observador o ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!