Butanvac é a primeira vacina contra covid-19 desenvolvida pelo Butantan
Reprodução: BBC News Brasil
Butanvac é a primeira vacina contra covid-19 desenvolvida pelo Butantan

Um artigo publicado na plataforma internaciona MedRXiv indica que a Butanvac, vacina contra  covid-19 produzida integralmente pelo Instituto Butantan, apontou que o imunizante é seguro e apresenta resposta imunológica. O estudo ainda está em fase pré-print, ou seja, será revisado por outros cientistas.

O estudo preliminar foi conduzido por pesquisadores da Univesidade Mahidol, de Bangkok, na Tailândia, da Icahn School of Medicine do Hospital Mount Sinai, de Nova York, e da Universidade do Texas, em Austin, ambas nos Estados Unidos. O imunizante é testado no Vietnã, na Tailândia e no Brasil.

As formulações da vacina foram bem toleradas nos voluntários que tomaram as duas doses com um intervalo de 28 dias. Ao todo, 210 voluntários entre 19 e 59 anos participaram da pesquisa. Menos de um terço dos participantes apresentou efeito adverso, sem nenhuma ocorrência grave.

Os cientistas constataram uma resposta imunológica "marcante" duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina, a exemplo de outros imunizantes disponíveis do mercado. Nesta primeira fase, a segurança foi atestada, bem como a dosagem que desperta a melhor resposta no organismo.

"A vacina inativada tem um perfil de segurança aceitável e é altamente imunogênica. Esta vacina pode ser produzida a baixo custo em qualquer instalação projetada para a produção da vacina inativada do vírus da influenza", destacam os autores do artigo.

A Butanvac é desenvolvida a partir da inoculação de um vírus modificado da doença de Newcastle que contém a proteína Spike do Sars-CoV-2 estabilizada. Como este vírus infecta aves e é inofensivo em humanos, ele replica muito bem em ovos embrionados de galinhas – mesma tecnologia da vacina contra a influenza (gripe).

O imunizante foi anunciado pelo Governo de São Paulo em março de 2020, e é resultado de um consórcio internacional que envolve a organização PATH Center for Vaccine Innovation and Access, a Icahn School of Medicine no Mount Sinai em Nova York e a Universidade.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários