Pelo menos 8 estados tiveram redução de 70% ou mais nas internações por Covid-19
Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro
Pelo menos 8 estados tiveram redução de 70% ou mais nas internações por Covid-19

Com quase 45% dos brasileiros totalmente vacinados e 70% com aplicação parcial, o  Brasil já colhe os frutos de uma imunização ampla contra a Covid-19 também dentro dos hospitais. De acordo com levantamento do GLOBO, realizado com dados disponibilizados por secretarias de Saúde, pelo menos oito estados apresentam quedas de 70% ou mais no número de hospitalizados com a doença em comparação ao pico da pandemia, que deve atingir a marca de 600 mil mortes ainda esta semana.

Os dados foram colhidos obedecendo a metodologia de contagem disponibilizada por cada região. Como não existe método único de divulgação, em algumas localidades há a apresentação de números conjuntos de UTI ou enfermaria. Ou então, média mensal, no lugar de variações diárias.

O Rio de Janeiro, por exemplo, teve em setembro o menor número de novas internações desde o começo da pandemia, contabilizando todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A classificação abarca todos os casos respiratórios, com diagnóstico para Covid-19 ou não. A análise geral, porém, se faz importante já que algumas cidades fluminenses tiveram dificuldades de testagem para o coronavírus. No mês passado, foram 6 mil internados no estado, um número 70% menor do que o pico da doença, em abril.

O Pará também bateu as menores médias em setembro, tanto nas internações, que ficou próxima a 90%, quanto na UTI. Em situação parecida está o Espírito Santo, com queda de 74% no número de internados na UTI quando comparamos com as taxas de abril deste ano.

No Rio Grande do Sul, a queda foi de 79% em UTI. Na Paraíba, a queda geral foi de 87%. O Ceará chegou a ter 1.717 leitos de UTI abertos, no dia 6 de abril. Na data, 1.585 pessoas estavam hospitalizadas, 94,4% a mais do que a última terça.

No Tocantins, houve a internação de um único paciente com Covid-19 na rede estadual na terça-feira. Trata-se de uma queda de 97,7% em comparação aos 45 hospitalizados em um único dia, em 23 de março.

Já o estado de São Paulo apresentou, nesta semana, a taxa mais baixa de internações por Covid-19 em um ano e meio de pandemia. Atualmente, há 4.674 pessoas hospitalizadas na rede pública estadual, sendo 2.244 em unidades de terapia intensiva (UTI) e 2.430 em enfermaria. 

Na rede particular, as internações também estão em queda, apurou o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, que disse que 98% dos hospitais pesquisados informaram que houve diminuição da internação de pacientes com Covid.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!