Curativo
Reprodução/ Bionext
Curativo


Em uma ação dedicada à saúde dos paulistanos, a Prefeitura de São Paulo vai implantar 26 Polos de Curativos para lesões de maior complexidade nesta quinta-feira (14). As unidades serão dedicadas a casos de úlceras, lesões vasculogênicas e as causadas por doenças raras e pés diabéticos. No evento de lançamento, a gestão também vai apresentar o Manual de Padronização de Curativos e o Protocolo de Feridas.


Os 26 polos abrangem as seis Coordenadorias Regionais de Saúde (Centro, Leste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul) e os atendimentos vão acontecer em 13 Hospitais Dia (HDs), seis Assistências Médicas Ambulatoriais de Especialidades (AMAs-Es), três Ambulatórios de Especialidades (AEs) e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A gestão ressalta que desde 20 de setembro, seis polos-pilotos estão em atividades nos HDs M’Boi Mirim I, Lapa, São Mateus e Brasilândia, no AE Ceci e na UBS Santa Cecília.


Cada uma dessas unidades conta com um enfermeiro estomaterapeuta, área de especialização em feridas, e materiais com tecnologias regeneradoras. “Saímos de dez para 23 tecnologias”, destaca a analista de saúde-enfermeira Christini Aparecida Pernela Di Onofre, que integra a Comissão Especial de Análise e Padronização de Curativos Médicos em Geral da SMS. De acordo com ela, as novas tecnologias utilizadas nos polos aceleram processos de cicatrização e hidratação da pele. 



Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 18,8 milhões em recursos materiais, como curativo carboximetilcelulose com prata (age contra os micro-organismos e absorve secreções), curativo membrana de celulose porosa (indicada para o tratamento de queimaduras) e malha tubular rede têxtil para fixação de curativos. A contratação dos profissionais de saúde ficou a cargo dos parceiros que administram as unidades.


Confira abaixo onde será oferecido o atendimento especializado:

- Coordenadoria Regional Sul:

HD Cidade Ademar

HD M´Boi Mirim I

HD Capela do Socorro

AMA-E Capão Redondo

AMA-E Parque Santo Amaro

UBS Parelheiros

UBS Paraisópolis III


- Coordenadoria Regional Oeste

HD Lapa

HD Butantã


- Coordenadoria Regional Centro

UBS Santa Cecília

UBS Cambuci


- Coordenadoria Regional Sudeste

HD Vila Prudente

HD Penha

HD Mooca

AMA-E Vila Mercês

AE Ceci


- Coordenadoria Regional Norte

AE Peruche

HD Freguesia do Ó/Brasilândia

AMA-E Perus

AMA-E Vila Zatti

HD Vila Guilherme

AE Tucuruvi


- Coordenadoria Regional Leste

HD da Rede Hora Certa – São Mateus

HD São Miguel

AMA-E Itaquera

HD Itaim


Serviço:

Lançamento dos Polos de Curativos, Manual de Padronização de Curativos e Protocolo de Feridas 

Data: 14 de outubro

Horário: 9h

Local: Auditório do 1° andar da Uninove Vergueiro (Rua Vergueiro, 235)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!