Rio vai liberar o uso de máscaras
Pixabay
Rio vai liberar o uso de máscaras

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, comentou a aprovação da lei que permite ao estado e aos municípios a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos e sem aglomerações. A pasta publicará uma norma técnica nesta quarta-feira (27) com os critérios mínimos para o relaxamento do uso da proteção facial.

De acordo com Chieppe, o texto final da norma ainda está sendo finalizado. Até o momento, é certo que poderão flexibilizar o uso de máscaras os municípios que tiverem imunizado com duas doses ou com vacinas de dose única 65% das suas populações totais ou 75% do público alvo (pessoas com 12 anos ou mais).

"Foi uma decisão acertada do parlamento a aprovação desta lei. Chegou a hora de fazermos flexibilização de algumas medidas, com base em critérios técnicos, com responsabilidade. Ainda estamos chegando aos termos finais da norma técnica, mas os patamares de imunização necessários para a flexibilização devem girar em torno de 65% das populações totais ou 75% dos públicos alvos dos municípios", afirmou.

Na semana passada, O GLOBO já havia adiantado detalhes desta norma técnica.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que um decreto municipal que flexibilizará a obrigatoriedade da proteção facial em ambientes abertos também será publicado no Diário Oficial de amanhã. O plano de flexibilização do município prevê que a medida poderia ser aplicada quando o Rio atingir o patamar de 65% de pessoas completamente vacinadas (duas doses ou imunizante de dose única), o que aconteceu hoje.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!