Mesmo com planos de saúde, quase metade dos brasileiros utiliza o SUS
Pixabay
Mesmo com planos de saúde, quase metade dos brasileiros utiliza o SUS

Uma pesquisa feita pela Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) revelou que mais de 40% dos brasileiros que possuem planos de saúde utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento aponta que, mesmo com todos os problemas, o serviço público é o escolhido pela população que precisa do atendimento de especialistas (19%), emergências (11,8%), medicamentos (11,4%) e exames (5,5%).

Na rede privada, a agilidade no atendimento é a característica mais valorizada pelas pessoas, citada por 24,2% dos entrevistados. Facilidade na autorização de procedimentos (15,4%), rede credenciada (14%), serviços oferecidos (11%) e rede de profissionais (10,9%) ficam logo em seguida na lista de preferências.

Presidente da Anab, Alessandro Acayba de Toledo analisa os resultados do estudo, que ouviu cerca de 1 mil pessoas em todo o país. "A procura dos clientes de planos de saúde ao SUS pode estar relacionada de um lado à dificuldade de acesso. Em determinadas situações a UPA pode ser mais perto de que um serviço da rede credenciada e há quem não tem dinheiro nem para o ônibus. Outra questão é a disponibilidade do serviço".

Leia Também

Quase 50% do público (49,3%) aponta a vacinação como serviço público de saúde mais utilizado.

Pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos e que pagam plano de saúde são as que mais utilizam os serviços das operadoras: 47,5% recorrem a eles mensalmente.

Em uma média geral, a Anab aponta que 27,4% dos beneficiários usam o serviço dos planos mensalmente; 27% semestralmente e 15% anualmente.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários