Covid-19: Saúde emite alerta sobre variante identificada na África do Sul
Reprodução/FreePic
Covid-19: Saúde emite alerta sobre variante identificada na África do Sul

O Ministério da Saúde emitiu, nesta sexta-feira, um alerta de risco às secretarias de saúde sobre a  nova variante do coronavírus identificada na África do Sul. De acordo com a comunicação da pasta, até a manhã desta sexta-feira, nenhum caso da variante foi identificado no Brasil.

O comunicado orienta as redes para que façam notificação imediata caso haja detecção de  casos da nova cepa. Segundo a pasta, em caso de diagnóstico suspeitos em pacientes vindos de países com histórico dessas variantes, as redes devem monitorar viajantes com sintomas por até 14 dias e sem sintomas por até 7 dias.

Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota técnica recomendando a suspensão imediata de voos que venham da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O órgão orienta ainda que o governo brasileiro suspenda em caráter temporário a entrada no Brasil de viajantes estrangeiros com passagem por esses países nos últimos 14 dias, a menos que se enquadrem em exceções a serem estabelecidas pelos órgãos de imigração do país.

O alerta enviado pelo Ministério da Saúde foi destinado a rede Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), que reúne todo o sistema de vigilância do país, incluindo entes federais, estaduais e municipais.

"A variante B.1.1.529 foi identificada no dia 23 de novembro de 2021 na África do Sul, e no dia 25 de novembro de 2021 foi emitido alerta sobre nova linhagem que contém mais de 30 mutações na proteína Spike, que é a principal proteína do SARS-CoV-2, que é o alvo principal das respostas imunológicas dos organismos", informa o alerta do Ministério, acrescentando:

"Essas mudanças foram encontradas em variantes como Delta e Alfa e estão associadas à infecciosidade elevada e à capacidade de evitar anticorpos bloqueadores de infecção."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!