Variante ômicron preocupa especialistas ao redor do mundo
Viktor Forgacs / Unsplash
Variante ômicron preocupa especialistas ao redor do mundo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou hoje sobre a identificação preliminar de dois casos da recém-descoberta variante Ômicron no Brasil. De acordo com o órgão, as amostras dos pacientes serão enviadas para análise laboratorial.

Dois brasileiros positivaram para a nova cepa da Covid-19 após testagem realizada no laboratório Albert Einstein.

Mais cedo, o Distrito Federal afirmou que investiga um caso de covid-19 que pode estar relacionado à variante Ômicron . O paciente é um homem que desembarcou no Brasil em 27 de novembro após uma viagem à África do Sul, voando para Brasília logo em seguida.

O teste de covid-19 foi realizado no último dia 29 no Laboratório Central de Saúde Pública do DF, e teve resultado positivo. Assintomático, ele está em isolamento domiciliar e aguarda o resultado dos testes que vão detectar se se trata da nova cepa, identificada na última semana na África do Sul.

De acordo com apuração da  CNN Brasil , os indivíduos dos casos relatados pela Anvisa não tomaram a vacina contra a doença.

Um homem realizou o teste após ter vindo da África do Sul e desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira (23). Antes de embarcar, o resultado do RT-PCR foi negativo, mas, ao fazer o exame novamente já em solo brasileiro, ele e a esposa testaram positivo para a doença. Na ocasião, o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

Depois, o laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras e, hoje, informou a Anvisa que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron .

Leia Também

Agora, conforme protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético. 

O Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo foram notificadas sobre o ocorrido.

A Anvisa destacou que a entrada do passageiro no Brasil se deu no último dia 23, quando ainda não havia sido feita uma notificação mundial sobre a identificação da nova variante, relatada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) somente no dia 24 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!