Zé Neto tranquilizou fãs e desabafou sobre doença: “Já estou 99%”
Daniel Nascimento
Zé Neto tranquilizou fãs e desabafou sobre doença: “Já estou 99%”

O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, está com um problema nos pulmões chamado de "vidro fosco" ou "foco de vidro". A condição foi revelada ontem (21), por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa da dupla.

Segundo o Dr. Diego Ramos, pneumologista da Medicina Interna Personalizada (MIP), trata-se de uma inflamação pulmonar. "Quando o vidro fosco aparece é porque a região do pulmão está inflamada. Isso pode representar uma série de doenças, desde processos virais, infecciosos ou aspiração de produtos químicos", explica.

O cantor teve covid-19 em 2020, e faz uso do cigarro eletrônico, fatores que podem contribuir para esse tipo de quadro, como citado pela própria assessoria.

"Esse tipo de problema pode ser resquício de covid-19 e também uma das consequências do consumo do vape [cigarro eletrônico]. Ele já está em tratamento", diz o texto.

O Dr. Ramos aponta que a condição se manifesta com sintomas como falta de ar e tosse, e o tratamento vai depender da causa. "Para quem aspirou determinado produto químico é um tratamento diferente de quem teve covid-19", exemplifica. "Lembrando que o vidro fosco pode ter uma evolução que compromete a respiração - ou não, tudo a depender da causa", completa.

Perigos do 'vape'

É válido reforçar que embora mais tecnológico, o cigarro eletrônico, chamado popularmente de 'vape', já é associado nos Estados Unidos a diversas alterações biológicas que podem causar doenças.

Em novembro, um estudo liderado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) publicado na Scientific Reports apontou que o aparelho pode produzir mutações genéticas similares às do fumo, contrariando a ideia de que eles eram menos nocivos do que o cigarros por não conter tabaco.

Em outros estudos, cientistas já relacionaram a prática de fumar cigarro eletrônico com o comprometimento da saúde óssea em jovens, além da possibilidade da essência causar danos aos pulmões e ao coração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!