Motorista de ônibus usa máscara contra covid-19
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Motorista de ônibus usa máscara contra covid-19

Enquanto a variante Ômicron do coronavírus avança pelo país, um surto fora de hora de gripe também ganhou terreno em diversas capitais, com o vírus influenza H3N2 linhagem Darwin. Isso significa que toda tosse, dor no corpo ou dor de cabeça pode fazer você entrar em pânico, pensando em qual doença tem.

Embora os sintomas da gripe e da Covid-19 possam ser semelhantes, existem maneiras de diferenciá-los. Veja como:

Primeiro, considere o que está se espalhando em sua comunidade.

Se a gripe está se espalhando na sua cidade e os casos de Covid seguem baixos, as chances são de que você esteja com gripe mesmo, diz Peter Palese, microbiologista e especialista em gripe da Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai, na cidade de Nova York.

Por outro lado, se houver surtos de Covid-19 em seu local de trabalho ou comunidade, mas a gripe não chegou, é mais provável que você tenha contraído o coronavírus.

Que sintomas a gripe e a Covid têm em comum?

Febre, calafrios, tosse, falta de ar, fadiga, dor de garganta, coriza, dores no corpo, dor de cabeça, vômitos e diarreia podem ocorrer em ambas as doenças.

Leia Também

Segundo o infectologista Celso Granato, diretor clínico do Grupo Fleury, os sintomas de gripe costumam ser mais intensos e duram cerca de sete dias. Apesar disso, o vírus influenza é menos perigoso: a letalidade fica entre 0,1% e 0,2%, enquanto do SARS-CoV-2, varia ente 1% e 2%.

Quais sintomas pertencem especificamente à Covid?

A Covid-19 pode causar perda de paladar e olfato, mas a gripe não.

Leia Também

Além disso, se você tiver vermelhidão ou bolhas nos dedos das mãos ou dos pés, esse pode ser outro sinal de que você está com Covid-19 em vez de gripe.

Em relação à gripe, a febre — de 38,5°C ou 39°C — costuma ser mais alta que a provocada pela Covid, de acordo com Granato.

Os sintomas se manifestam de maneira diferente nas crianças?

Para crianças, a Covid-19 pode ser mais branda do que a gripe e geralmente se apresenta mais como um resfriado. Se seu filho tem coriza ou tosse, mas se sente bem de maneira geral, ele pode estar com Covid-19 em vez de gripe.

Como posso ter certeza?

Se você ou um membro da família apresentar sintomas de qualquer uma das doenças, procure um profissional de saúde. Ele podem aconselhar sobre as próximas etapas—- incluindo testes, que é a melhor maneira de distinguir entre Covid-19 e a gripe.

O que devo fazer se estiver com gripe?

Se você estiver gripado, beba muita água e outros líquidos, tome analgésicos de venda livre, se necessário, e evite o contato com outras pessoas. Se possível, fique em casa por pelo menos 24 horas depois que a febre passar.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários