Ministro Marcelo Queiroga
Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga , afirmou nesta sexta-feira que o DataSUS, plataforma que reúne dados epidemiológicos como número de casos e óbitos por Covid-19, deve ser normalizado até o dia 15 de janeiro. Queiroga afirmou, no entanto, que não é possível "cravar" uma data. O sistema saiu do ar pós ataques hackers que afetaram as plataformas do ministério e estados e municípios reclamam da ausência do serviço.

Além do DataSUS, o ConecteSUS , que disponibiliza o certificado de vacinação, também foi afetado, mas já está restabelecido.

"A expectativa é de ter o prazo mais curto possível. Na primeira quinzena esperamos estar com dados estabilizados. Mas nunca dá para cravar. É uma luta diária contra essas ameças", disse Queiroga.

Os dados do  DataSUS são usados pelas secretarias de todo país para avaliar o cenário da pandemia, mas o ministro negou que sua ausência deixe o monitoramento "no escuro".

"A Polícia Federal já apura esse fato, mas nós nunca ficamos no escuro, porque os dados chegam ao Ministério da Saúde, são processados no âmbito da Secretaria de Vigilância Sanitária e acompanhamos a evolução da pandemia em todos estados e municípios do Brasil."

Após 13 dias fora do ar, o ConecteSUS, que permite emissão do certificado de vacinação, voltou a funcionar no dia 23. O DataSUS, no entanto, segue com falhas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!