O Instituto Butantan está trabalhando em uma vacina atualizada contra a gripe que pode ser utilizada ainda em 2022 pelo SUS. O imunizante trivalente vai proteger contra o H1N1; o H3N2, do subtipo Darwin; além da cepa B.
Segundo o diretor de produção do Butantan, Ricardo Oliveira, todo o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) necessário para produção do H1N1 já foi produzido em setembro. Os esforços, agora, serão concentrados nos outros dois tipos.
"Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase", disse.
O Butantan produz os IFAs para as três variações separadamente. Em uma etapa posterior, eles são misturados, e envasados. Atualmente, são produzidas 80 milhões de doses da vacina para a campanha nacional de vacinação.
Todo ano, ela é modificada para que atenda aos subtipos do vírus influenza que circularam no hemisfério sul conforme indicação da Organização Mundial da Saúde. Desde dezembro, o Brasil vive um surto de H3N2.