Elástico das máscaras tipo PFF2 passam por trás da cabeça
Pixabay/Creative Commons
Elástico das máscaras tipo PFF2 passam por trás da cabeça

Em meio a muitas incertezas, os cientistas afirmam com segurança que a variante Ômicron é mais transmissível. Diante da explosão de casos de Covid-19 que ocorreu nos últimos dias,  máscaras cirúrgicas e de pano, embora as mais comuns, não são suficientes para garantir proteção.

Vitor Mori, pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório COVID-19BR, explica que o vírus SARS-CoV-2 segue o mesmo padrão: se transmite da mesma forma e tem o mesmo tamanho. Mas há variáveis que ainda não foram totalmente dimensionadas: se as pessoas infectadas carregam mais vírus, se a localização da carga viral (nas vias superiores) facilita o caminho, ou se a quantidade de vírus necessária para infecção é menor.

"Com esse vírus mais transmissível, as medidas de proteção têm que acompanhar o risco. Então faz sentido usar uma  máscara melhor", explica Mori.

Segundo ele, a máscara mais segura é a PFF2, de preferência com a tira na cabeça, mas a que prende atrás da orelha também é boa opção. Em terceiro lugar a KN95, que é uma equivalente a PFF2, mas sem os mesmos certificados.

Caso nenhuma dessas esteja acessível, a recomendação é usar a cirúrgica com uma de pano por cima, nessa ordem porque a cirúrgica vai filtrar e a de pano terá o papel de ajustá-la melhor.

Leia Também

Depois a cirúrgica, bem ajustada, e a de pano, com, no mínimo, duas camadas.

"Mas essas duas opções representam risco grande em espaços fechados com muita gente", alerta o pesquisador. "É preciso desmistificar a PFF2. Ela não é mais difícil de achar, basta procurar além da farmácia, como lojas de material de construção ou EPI. E como pode ser reutilizada várias vezes, não é tão cara."

De qualquer forma, é importante levar sempre em conta dois pontos centrais: ajuste e filtração. Não adianta ser PFF2 se o ar sair pelas laterais. Ou a de pano bem ajustada, mas com tecido de tricô. Além disso, é importante levar em conta o conforto, para que a máscara seja corretamente utilizada, pelo tempo necessário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!