Teste Covid-19
Reprodução
Teste Covid-19

Enquanto o comitê científico da cidade do Rio discute, na manhã desta quarta-feira (12), a viabilidade do carnaval na Sapucaí e da volta às aulas presenciais frente à recente explosão de casos de Covid-19 , o avanço da Ômicron alcançou uma nova marca.

Metade dos testes de Covid-19 realizados no município nesta semana epidemiológica, iniciada no domingo, apresentou resultado positivo, de acordo com o painel Covid-19 da prefeitura. Trata-se da maior taxa de positividade para a doença desde agosto de 2020.

A proporção de resultados positivos no total de exames de Covid-19 feitos na cidade é um dos indicadores considerados pelos especialistas do Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) em suas discussões. Outro índice avaliado é o número de internados pela doença, que também segue em ascensão.

Atualmente o município tem 193 pessoas hospitalizadas, o maior número desde o fim de outubro passado. Além disso, 30 pacientes aguardam vaga de leito no sistema de regulação. A quantidade de hospitalizados subiu rapidamente: no domingo, eram 61.

Na atual semana epidemiológica, o Rio já realizou cerca de 36 mil testes de Covid-19. Já na semana epidemiológica 34 de 2020 (16 a 22 de agosto), quando a taxa de positividade ultrapassou o patamar de 50% pela última vez, foram feitos aproximadamente 47 mil testes.

Leia Também

Por enquanto, o recente aumento de casos confirmados não se refletiu, na mesma proporção, na quantidade de hospitalizações. Mas a doença tem gravidade diferente entre os vacinados e aqueles que não estão indo aos postos para se imunizar.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, 90,7% dos internados na rede SUS da capital não estão com o esquema vacinal completo (incluindo o reforço), e 38% sequer tomaram a primeira dose.

Nesta terça-feira, eram 170 internados, 31% a mais que no dia anterior. O aumento é ainda maior se comparado ao dia 24 de dezembro, quando apenas 11 leitos estavam ocupados.

Enquanto isso, os casos chegam a patamares jamais registrados na pandemia: nesta terça-feira, foram 10.489 diagnósticos registrados no estado. Na capital, entraram no sistema 9.315, o maior número desde a chegada do coronavírus ao Rio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!