BBC News Brasil

Covid: província do Canadá vai cobrar 'imposto de saúde' de não vacinados
Reprodução: BBC News Brasil
Covid: província do Canadá vai cobrar 'imposto de saúde' de não vacinados

A província canadense de Quebec cobrará um 'imposto de saúde' para os moradores que não estiverem vacinados contra a covid-19.

Quebec, que registrou o maior número de mortes relacionadas à covid-19 no Canadá, está atualmente enfrentando um aumento de infecções.

Na terça-feira (11/1), o primeiro-ministro anunciou que a província seria a primeira no país a penalizar financeiramente os não vacinados.

Apenas 12,8% dos moradores de Quebec não são vacinados, mas eles representam quase metade de todos os casos hospitalares.

Segundo dados federais, pouco mais de 85% dos que vivem na província receberam pelo menos uma dose da vacina até 1º de janeiro.

O primeiro-ministro de Quebec, François Legault, disse durante uma entrevista coletiva que as pessoas que não receberam a primeira dose da vacina terão que pagar uma "contribuição". O valor da taxa ainda não foi decidido, mas será "significativo", disse ele.

"Acho que agora é uma questão de justiça para 90% da população, que fizeram alguns sacrifícios", disse Legault. "Acho que devemos a eles esse tipo de medida."

Na semana passada, a província anunciou que exigiria comprovante de vacinação para fazer compras em lojas de maconha e bebidas do governo.

Também está em vigor um toque de recolher, o segundo da pandemia, que funciona das 22h às 05h todos os dias.

Leia Também

Na terça-feira, o número total de mortos por covid em Quebec chegou a 12.028, com 62 óbitos registrados em um período de 24h.

Profissional da saúde segura seringa e ampola com vacina
Getty Images
Apenas 12,8% dos moradores de Quebec não são vacinados, mas eles representam quase metade de todos os casos hospitalares

A porcentagem de pacientes com covid em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) que não foram vacinados é de 45%, mostram dados regionais.

A coletiva de imprensa do primeiro-ministro contou com a presença do diretor interino de saúde pública, que assumiu depois que o ocupante anterior do cargo renunciou devido a críticas sobre como lidou com o último aumento impulsionado pela variante ômicron.

Os hospitais de Montreal, a maior cidade da província, estão chegando a 100% da capacidade e já começaram a limitar os tratamentos não relacionados à covid.

Mais de 200 membros da população desabrigada da cidade também tiveram diagnóstico positivo para a doença, o que indica um surto. Ele ocorre em meio a uma forte onda de frio, que está sobrecarregando os abrigos públicos.

Quebec registrou 8.710 novos casos na terça-feira. O número representa uma taxa de positividade de 20%.

A província tem 2.742 pacientes com covid hospitalizados, incluindo 244 em terapia intensiva.

Quebec não é a única região do mundo que busca impor uma penalidade financeira àqueles que não querem ser imunizados. A partir do fim deste mês, gregos com mais de 60 anos vão ter que pagar uma multa de 100 euros (cerca de R$ 633) por cada mês em que permanecerem não vacinados.

E Cingapura exigiu que pacientes com covid paguem suas próprias contas médicas se não estiverem vacinados.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal .

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!