Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou 150 mil testes rápidos para o diagnóstico de influenza A e B e 300 mil testes rápidos de antígeno para covid-19
Governo do Estado de SP
Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou 150 mil testes rápidos para o diagnóstico de influenza A e B e 300 mil testes rápidos de antígeno para covid-19

Com o objetivo de fazer um levantamento da proporção dos casos de influenza e da covid-19 entre os sintomáticos respiratórios da cidade a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou 150 mil testes rápidos para o diagnóstico de influenza A e B e 300 mil testes rápidos de antígeno para covid-19 que estão sendo utilizados em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Os novos testes são destinados aos pacientes que estão procurando as UBSs com pelo menos dois dos sintomas respiratórios agudos (febre, mesmo que referida, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos), e em caso negativo para covid, o paciente deverá realizar o teste rápido para o vírus influenza, causador da gripe. Caso o teste para covid seja positivo, o cidadão será orientado a coletar o RT-PCR. O atendimento é feito sem a necessidade de agendamento.

Transmissão

A gripe, assim como a covid- 19, é uma infecção respiratória transmitida de pessoa para pessoa pela fala, tosse ou espirro de indivíduos infectados. A infecção também pode acontecer quando há contato, por meio das mãos, com objetos contaminados, tocando, em seguida, nariz ou olhos.

É importante manter as medidas sanitárias, tais como: utilização adequada de máscara, cobrindo nariz e boca, distanciamento de outras pessoas (pelo menos um metro), cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lavar as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias, além de evitar aglomerações. Esses cuidados continuam sendo eficazes para prevenção tanto contra o vírus influenza quanto contra a covid-19.

Leia Também

A vacina é a melhor prevenção

A melhor maneira de se prevenir contra o coronavírus e o vírus influenza é vacinar-se. As vacinas reduzem a chance de adoecer, especialmente das formas graves.

A imunização contra a gripe está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Podem ser vacinados todos que não receberam a vacina em 2021.

A vacinação contra a covid-19 está disponível para todos acima de 12 anos de idade. Os adultos que tiveram a segunda dose aplicada há pelo menos quatro meses já podem receber a dose de reforço.

Vale ressaltar que não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina anticovid e contra gripe. É possível, inclusive, que ambas sejam aplicadas no mesmo dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!