O autoteste já é utilizado em diversos países do mundo
Reprodução/Pixabay
O autoteste já é utilizado em diversos países do mundo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira a venda de autestes da Covid-19 . Eles poderão ser comprados em  farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados. O Ministério da Saúde não vai disponibilizar o produto  gratuitamente à população. Tire aqui algumas dúvidas.

Quando o autoteste está à venda?

O autoteste não poderá ser comercializado imediatamente no país. Os produtos estarão disponíveis ao consumidor após aprovação do registro pela Anvisa. Ainda não há uma data.  A agência informou que  analisará os pedidos com urgência.

Há marcas liberadas?

Ainda não.  As empresas terão que fazer o  pedido de registro após a publicação da decisão da Anvisa no Diário Oficial da União, o que pode ocorrer ainda nesta sexta-feira ou na segunda.

Onde posso comprar um autoteste?

A população  poderá comprar os autotestes em farmácias e drogarias que estejam regularizados junto à vigilância sanitária. Também poderão ser adquiridos em estabelecimentos de saúde que estejam licenciados, como os que vendem dispositivos médicos, tais como curativos, meias de compressão, órtese, entre outros.

Leia Também

Posso comprar na internet?

A venda online só é permitida quando realizada diretamente pelos estabelecimentos citados acima, regularizados junto à vigilância sanitária. É proibida a comercialização do produto em site de e-commerce, tais como Mercado livre, Amazon, Americanas, entre outros.

O que fazer quando o teste der positivo?

De acordo com a nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde à Anvisa,  pacientes com resultado positivo para Covid-19 no autoteste devem procurar unidades de saúde para a confirmação.  Segundo a Anvisa, o resultado positivo do autoteste por si só não será considerado caso positivo para o diagnóstico da doença.

Vale como comprovante de viagem?

Não. Para comprovante de viagem é recomendado o teste  RT- PCR (mais preciso).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!