Covid: Saúde deve distribuir 1ª dose às crianças até 15 de fevereiro
Reprodução: pixabay
Covid: Saúde deve distribuir 1ª dose às crianças até 15 de fevereiro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, projeta que o Brasil deve enviar aos estados vacinas suficientes para aplicar a primeira dose em crianças de 5 a 11 anos até 15 de fevereiro. A declaração foi dada em conversa com jornalistas na sede da pasta nesta segunda-feira.

Ao todo, o grupo inclui 20,4 milhões de crianças, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como o esquema de imunização é de duas doses, o ministério deve dispor de 45 milhões de doses para vacinar as crianças com duas doses, já considerando a reserva técnica.

"Nós estamos trabalhando fortemente para antecipar as doses infantis, para que os pais também exerçam o direito de vacinar os seus filhos. Até o dia 15 de fevereiro, nós já distribuiremos doses para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos", disse o ministro.

Queiroga, no entanto, não informou se os imunizantes são de doses pediátricas da Pfizer, liberada para a faixa etária, ou de CoronaVac, aprovada para uso a partir de 6 anos.

Leia Também

O governo mantém a previsão, já confirmada pelo laboratório, de receber 20 milhões de vacinas de Pfizer para crianças — que correspondem a um terço da dose adulta — até o fim do primeiro trimestre. Também há a possibilidade de ampliar para mais 10 milhões de doses dentro do contrato de 100 milhões de doses assinado em novembro.

Além disso, negocia a compra de 10 milhões de doses de CoronaVac com o Instituto Butantan para crianças e adolescentes. Como não há diferenciação entre doses adultas e pediátricas de CoronaVac, estados e municípios podem aplicar as doses disponíveis em estoque.

Levantamento do GLOBO mostrou que a vacinação infantil nas capitais tem avanço desigual e atraso nos dados, com variações significativas entre as cidades. Enquanto os registros de São Paulo superavam 50% de cobertura dessa faixa etária com a primeira dose na última semana, havia cidades com taxas menores que 10%.

A pasta incluiu as crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) em 5 de janeiro. A decisão veio 20 dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as doses pediátricas da Pfizer. Conforme o anúncio do ministério, as doses devem ser aplicadas de acordo com as orientações da Anvisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!