Covid-19: Governo de SP desobriga uso de máscara ao ar livre
Fernando Frazão/Agência Brasil
Covid-19: Governo de SP desobriga uso de máscara ao ar livre

O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (9), que vai  desobrigar o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em todo o estado. Ambientes fechados ainda vão continuar com a obrigatoriedade do item de proteção. A decisão já é válida a partir de hoje.

Após deliberação do Comitê Científico, ficou decidido que, por enquanto, a decisão vale apenas para ambientes abertos, que normalmente não tem aglomeração. A decisão vai valer para espaços em que não haja teto, como áreas abertas de shoppings, parques e calçadas, por exemplo.

"A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida", afirmou o governador João Doria (PSDB).

Mudanças

Sem máscara: ruas, praças, parques (ambientes abertos e sem teto)
Com máscara: ambientes fechados, escolas, transporte público

Sobre as escolas, que recentemente retornaram 100% ao modo presencial, a gestão estadual ainda vai fazer avaliações mais detalhadas, mas a regra que vale por enquanto é a manutenção da obrigatoriedade das máscaras.

O governador João Doria (PSDB) ainda afirmou que dentro de duas semanas, até o dia 22 de março, se todos os indicadores de saúde continuarem positivos, o estado poderá fazer a liberação total do uso de máscara. Ou seja, a liberação também em ambientes fechados. A reavalição será feita e, em caso de avaliação positiva, novas mudanças poderão acontecer.

Leia Também

Nova tentativa 

Em novembro do ano passado, o governo de SP chegou a anunciar uma flexibilização no uso de máscaras, que valeria a partir de 11 de dezembro, mas teve que recuar da decisão após o recrudescimento da pandemia no estado.

Atualmente, São Paulo tem quase 84% da população total do estado com esquema vacinal completo.

A exemplo de outros estados 

Nesta última terça-feira (8), o Comitê Científico da Prefeitura do Rio de Janeiro desobrigou o uso de máscaras também em locais fechados. Com isso, o Rio se tornou a primeira capital do país a tomar a medida.

Além da capital carioca, outras cidades já desobrigaram o uso de máscaras em ambientes abertos, como é o caso de São Luiz (MA), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e Brasília. Nos casos de Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), a dispensa do item de segurança vale para crianças menores de 12 anos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


** Felipe Freitas é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. No iG, escreve para as editorias Último Segundo e Saúde.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários