Fiocruz vai produzir medicamentos com tecnologia inovadora; descubra
Pixabay/Creative Commons
Fiocruz vai produzir medicamentos com tecnologia inovadora; descubra

A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), fechou um acordo com a farmacêutica francesa Servier para o desenvolvimento de novos medicamentos voltados para o tratamento de doenças crônicas a partir de uma plataforma inovadora. A tecnologia permite que várias substâncias sejam armazenadas em uma única cápsula, que libera o princípio ativo no organismo de forma prolongada. Isso proporciona eficácia, segurança e maior aderência e comodidade aos pacientes.

"Com essa nova tecnologia, podemos combinar mais de um princípio ativo na mesma forma farmacêutica. No caso da Aids, por exemplo, poderíamos pensar em desenvolver um medicamento único, para, além de aumentar a tolerabilidade, reduzir o número de cápsulas que hoje esses pacientes devem ingerir", explica Jorge Mendonça, diretor de Farmanguinhos.

A parceria, oficializada na última quinta-feira, prevê, inicialmente, o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares, como angina, isquemia e hipertensão. Numa segunda fase, já com a expertise adquirida, a nova plataforma poderá ser utilizada para o desenvolvimento de novas opções de tratamento para doenças como malária, tuberculose e Aids.

"A nova forma farmacêutica vai nos permitir enfrentar o enorme desafio da baixa adesão ao tratamento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, que têm altas taxas de mortalidade e grande impacto para o SUS e para a sociedade, e também as negligenciadas, como a malária e tuberculose, com a liberação mais controlada dos princípios ativos no organismo do paciente, auxiliando na tolerabilidade aos medicamentos, uma vez que, hoje, a principal queixa relativa ao uso dos medicamentos atuais são as reações indesejadas à fórmula", diz o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

Leia Também

Para o futuro, a expectativa é que seja feita uma parceria entre a Servier e Biomanguinhos para o desenvolvimento de inovações no campo da oncologia.

"Com o câncer se tornando a segunda maior causa de morte no mundo, a Servier fez da oncologia uma de suas prioridades, com mais de 50% de seu investimento em pesquisa nesta área. O grupo concentra seus esforços em câncer, naqueles difíceis de tratar, para grupos específicos de populações, como câncer do sistema digestivo, hematológicos e pediátricos", conta Matthieu Fitoussi, diretor geral da Servier do Brasil.

"Temos grande convicção de que a parceria com Bio-Manguinhos/Fiocruz na Oncologia será muito importante para o avanço de pesquisas que beneficiarão os pacientes no Brasil", finaliza.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!