Pocah é hospitalizada por causa de
Reprodução/Instagram - 15/03/2022
Pocah é hospitalizada por causa de "peido preso"

A cantora  Pocah foi parar no hospital, na segunda-feira, com fortes dores abdominais. Chegando à unidade de saúde, a celebridade recebeu o diagnóstico de excesso de gases. Após o susto, a ex-BBB brincou com a situação em seu Twitter, dizendo que foi diagnosticada com "peido preso", afirmando para as mulheres que não é vergonha nenhuma soltar pum na frente do marido e, que a partir de agora, vai "liberar geral".

Em seu Instagram, Pocah contou que comeu uma quantidade grande de lanche com amigos e logo depois deitou no colo do marido e pegou no sono, com shorts jeans. A cantora acredita que a peça de vestuário comprimiu usa barriga e atrapalhou a digestão. Quando percebeu que estava com gases, ela decidiu segurar o pum com vergonha de soltá-lo na frente do marido e foi dormir.

"Acordei com uma dor bizarra, surreal, não conseguia ficar em pé, apenas curvada. Pensei que era cálculo renal, apendicite, hérnia umbilical que eu já tenho. Fiz uma série de exames e era o que? Peido preso", contou Pocah. "Um conselho que eu dou a vocês, meninas: não prendam peito, soltem mesmo, todo mundo faz isso".

O médico Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião do aparelho digestivo, explica que não é necessário prender os gases para sentir o desconforto abdominal. A produção em excesso das flatulências já pode provocar dores e inchaço na região.

"Às vezes, com a produção excessiva de gases e com a distensão do intestino grosso, o paciente pode ter um desconforto muito grande e sentir dores semelhantes a de processos inflamatórios agudos no abdômen, como apendicite ou colicistite. E dependendo de onde esses gases estão localizados, eles podem ter dificuldade de sair, causando a distensão e a dor abdominal que leve a um atendimento de urgência", diz Ferraz Neto.

Os gases são parte natural do processo digestivo. Quando um alimento é menos tolerado ou mal digerido pelo nosso organismo, contamos com a ajuda de bactérias presentes na flora intestinal para digerir a comida. O trabalho desses micro-organismos causa uma fermentação e, consequentemente, gases.

Leia Também

Alguns alimentos e bebidas que aumentam a produção de gases:

  • Feijão
  • Ervilha
  • Lentilha
  • Brócolis
  • Repolho
  • Cebola
  • Alho
  • Ovo
  • Refrigerante e outras bebidas com gás
  • Refeições volumosas e com muito molho

Algumas frutas ricas em frutose — um tipo de açúcar natural — podem causar gases em algumas pessoas. Isso ocorro porque a frutose não é complemente absorvida pelo intestino, sendo necessária ajuda da flora intestinal para digerir a substância.

Abacate, abacaxi, amora, banana, laranja, limão, melão, morango e tangerina são frutas com baixo teor de frutose, ou seja, menos propensas a provocar gases. É preciso ter um cuidado em especial com frutas secas como ameixas, passas ou tâmaras, assim como aquelas enlatadas, com xaropes e compotas. Isso porque há adição de açúcar. Sucos de qualquer fruta adoçados com açúcar ou sorbitol e xilitol (adoçantes).

O leite e seus derivados também podem causar gases em pessoas que tenham intolerância à lactose, o açúcar do leite. Nesses indivíduos, o organismo não produz lactase (enzima que digere este açúcar específico). Em casos assim, a recomendação é consumir produtos sem lactose, com baixos níveis de gordura, e iogurtes ricos em probióticos para ajudar a equilibrar a flora bacteriana.

Ansiedade pode aumentar gases

A ansiedade acelera o trânsito intestinal, o que faz com que o corpo tente digerir mais rapidamente a comida, culminando em mais alimentos mal digeridos, sendo necessária a ajuda das bactérias para terminar o processo de digestão por meio da fermentação, que resulta em gases.

Mas, se você tem excesso de flatulência com frequência, este pode ser um sinal de um problema mais grave. Síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite aguda, insuficiência pancreática são exemplos de problemas que causam aumento da produção de gases pelo corpo. Por isso, é importante se consultar com um médico para detectar o motivo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!