Mais de 10 mil consultas e 26 mil procedimentos foram realizados, de outubro de 2021 a janeiro deste ano
FreePik
Mais de 10 mil consultas e 26 mil procedimentos foram realizados, de outubro de 2021 a janeiro deste ano

Mais de 10 mil consultas e 26 mil procedimentos foram realizados, de outubro de 2021 a janeiro deste ano, nos 26 Polos de Curativos implantados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em todas as regiões da capital paulista . O objetivo é ampliar a cobertura para tratamento de lesões e oferecer atendimento especializado em casos de ferimentos de maior complexidade.

A enfermeira estomoterapeuta (especialista em feridas) Rosana Fukayama, da Assistência Médica Ambulatorial Especialidades (AMA-E) Ceci, explica que esse tipo de trabalho é feito em pacientes que têm feridas complexas, que não cicatrizam facilmente, como no caso de pessoas com diabetes . "Na maioria dos casos, atendemos pessoas que têm uma ferida há mais de três semanas, com dificuldade de cicatrização", diz.

Segundo ela, muitas pessoas carregam o problema há anos e com o tratamento adequado conseguem resultados excelentes. "Com a estabilização do quadro, que pode demorar meses, criamos um vínculo com o paciente, com um olhar humanizado, que é fundamental. Ele passa a ficar mais confiante e percebe o resultado à medida que se engaja no tratamento", destaca.

Ela conta que a implantação dos Polos de Curativos é um grande avanço dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. "Nunca imaginei que pudéssemos ter um serviço dedicado a essas pessoas, o que traz um ganho enorme em qualidade de vida para elas."

Foi o caso de Iraci Ferreira da Silva Almeida, 50 anos. Ela tem pé diabético, que, se não tratado, está sujeito a cirurgias que não cicatrizam, além de infecções. Com uma ferida profunda de 12 centímetros na região do tornozelo, Iraci não conseguia se levantar da cama por causa das dores que sentia. Chegou a passar por uma cirurgia para limpar a ferida, mas o incômodo era constante. Desde novembro, passa duas vezes por semana por tratamento no Polo de Curativo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci.

Hoje, a ferida está quase fechada, com apenas quatro centímetros e ela já pode voltar para as atividades diárias. “Passar no polo fez toda a diferença. O trabalho lá é de ponta, com especialistas que têm muito conhecimento, profundidade e, acima de tudo, um atendimento humanizado”, conta.

Leia Também

Também no polo da UBS Cambuci, Vânia Grotta, 59 anos, fez tratamento de lesões venosas. As lesões começaram a aparecer depois de bater com um botijão de gás na região das varizes, provocando inflamações cutâneas e manchas escuras na pele. “Eu só tenho a agradecer aos enfermeiros e toda a equipe dos Polos de Curativos. Graças a eles, estou andando normalmente, sem dor e sem inchaço nas pernas.”

Após passar nos polos em dois momentos distintos por diferentes traumas no local, ela afirma que contou com o suporte dos profissionais e equipamentos de primeira qualidade para superar rapidamente as infecções. “Lá, a gente se sente protegida e realmente acolhida porque os profissionais são excelentes e tudo é feito com muito carinho”, complementa.


Os atendimentos acontecem em 13 Hospitais Dia (HDs), três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), quatro Assistências Médicas Ambulatoriais de Especialidades (AMAs-E), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dois Ambulatórios de Especialidades (AEs). O paciente que necessita de uma avaliação ou curativo, pode procurar a UBS referência para sua residência, onde será avaliado e o atendimento será agendado em um dos 26 Polos de Curativos.
Polos de Curativos por regiões:

  • CRS Leste: HD São Miguel; HD Itaim; HD São Mateus; AMA-E Itaquera (em reforma);
  • CRS Oeste: HD Butantã; HD Lapa;
  • CRS Centro: UBS Cambuci; UBS Santa Cecília;
  • CRS Norte: AMA Vila Zatt; AMA Perus; AE Tucuruvi; HD Brasilândia; HD Vila Guilherme e AMA-E Parque Peruche;
  • CRS Sul: AMA-E Capão Redondo; AMA Parque Novo Santo Amaro; HD Capela Socorro; UBS Parelheiros; UBS Paraisópolis; HD Cidade Ademar; HD M’Boi Mirim I;
  • CRS Sudeste: HD Vila Prudente; HD Penha; HD Mooca; AE Ceci; AMA-E Vila das Mercês.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!