Até 2030, quase 70% dos brasileiros estarão acima do peso ideal. Foi o que apontou um estudo financiado pelo CNPq, realizado por 17 pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do Chile, em que foram avaliadas as causas desse problema, os custos e a sobrecarga no SUS.
Ao analisar este trabalho científico, o médico e cirurgião gastrointestinal e bariátrico do Hospital Badim, na Tijuca, Guilherme Cotta faz um alerta à população:
"O perigo desse estudo se confirmar é termos uma população mais doente. Esta potencial epidemia de obesidade é um caso de saúde pública. É preciso mudar a cabeça dos jovens para chegar ao objetivo de controle deste problema para a próxima geração. O melhor remédio contra a obesidade é a prevenção."
Para combater o ganho de peso, a receita é aquela velha conhecida de todos.
"O caminho para que, com pouco custo, o paciente fuja da obesidade é dieta saudável e praticar exercícios físicos. É importante que as pessoas fiquem atentas porque, após janeiro deste ano, notei um aumento de 30% da procura para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida", alerta Cotta.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.