Teste de covid-19 realizado na China
Jeon Han/Divulgação Governo da Coreia do Sul 17.12.20
Teste de covid-19 realizado na China

As autoridades chinesas estenderam, nesta terça-feira, a quarentena em Xangai, abrangendo todos os 26 milhões dos moradores do centro financeiro, apesar da crescente insatisfação com as regras de confinamento na cidade.

A extensão da quarentena ocorreu depois que os casos assintomáticos de Covid-19 aumentaram para mais de 13 mil em um dia. Já os casos sintomáticos apresentaram uma queda na segunda-feira para 268, de 425 no dia anterior. 

Em um grande teste da estratégia de “Covid zero” da China, que pretende eliminar a circulação do vírus, o governo ampliou o confinamento para partes da região Leste da cidade e estendeu até novo aviso as restrições nos distritos ocidentais, onde a quarentena deveria acabar nesta terça-feira. 

"A prevenção e o controle da epidemia de Xangai estão no estágio mais difícil e crítico", disse Wu Qianyu, funcionária da comissão municipal de saúde, em um comunicado.

Xangai enfrenta o pior surto de Covid-19 desde o início da pandemia em dezembro de 2019, tendo registrado mais de 70 mil casos desde que a variante Ômicron chegou à cidade no mês passado.

O governo disse que quase 80% dos 26 milhões de moradores foram testados até terça-feira de manhã. Os resultados positivos são acompanhados em nível individual. 

A proporção de casos assintomáticos é muito maior em Xangai do que no resto do mundo, o que foi atribuído a um processo de triagem que detecta pessoas infectadas antes que fiquem doentes. No entanto, especialistas disseram que isso não explica a queda nos casos sintomáticos.

Leia Também

Cerca de 23 cidades chinesas estão sob quarentena total ou parcial, afetando cerca de 193 milhões de pessoas em áreas que representam 13,6% de seu Produto Interno Bruto, disse a corretora Nomura em nota na terça-feira.

Crianças separadas dos pais 

Em meio aos protestos públicos contra a política de separar da família as crianças que testam positivo para o coronavírus, as autoridades de Xangai esclareceram que pais infectados também poderão ficar com os filhos. No entanto, crianças com pais não infectados ainda deverão ser mantidas separadas dos parentes. 

Um centro de tratamento temporário abriu uma seção de mil leitos para tratar pais e filhos, disse o Centro Médico Infantil de Xangai nas redes sociais, mas não ficou claro se a nova seção indica uma mudança mais ampla de política.

Enquanto as autoridades corriam para conter o vírus, fotos e vídeos começaram a circular no fim de semana de crianças chorando em um hospital de Xangai. Algumas fotos mostraram várias crianças compartilhando um berço no que parecia ser um corredor do hospital. Mesmo os pais que também testaram positivo relataram não poder ver seus filhos hospitalizados. 

O hospital, o Centro Clínico de Saúde Pública de Xangai, emitiu mais tarde um comunicado confirmando que as fotos eram reais, embora negasse que mostrassem uma instalação de isolamento infantil. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!