Marcelo Queiroga na CPI da Covid
Letícia Mori/BBC News Brasil
Marcelo Queiroga na CPI da Covid

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira que a Covid não acabou e que nenhuma política pública de saúde será interrompida com o fim do estado de emergência em saúde pública de importância nacional no país . Ele afirmou que será editada um ato normativo com todos os fundamentos que embasaram a decisão do ministério. Entre eles, está a diminuição do número de óbitos e o avanço da vacinação.

"Nenhuma política pública de saúde será interrompida"  disse Queiroga

O ministro ainda afirmou:

"A Covid não acabou, nem vai acabar, pelo menos nos próximos tempos. E precisamos conviver com essa doença e com esse vírus. Felizmente parece que o vírus tem perdido a força, a letalidade. E cada dia vislumbramos um período pós pandêmico. É o que pensamos."

Leia Também

Em pronunciamento em rede nacional na noite de ontem, Queiroga anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no país . Segundo o ministro, a decisão foi possível graças à melhora no cenário da pandemia, à ampla taxa de vacinação e à capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estado de emergência foi decretado pelo governo federal em fevereiro de 2020, antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. A portaria diminuiu a burocracia para enfrentar a doença e permitiu, entre outras coisas, que a Secretaria de Vigilância em Saúde fizesse a contratação temporária de profissionais de saúde, aquisição de bens e contratação de serviços.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!