Validade impressa diz respeito a garrafas pet, dizem especialistas
Pixabay 27.04.2022
Validade impressa diz respeito a garrafas pet, dizem especialistas

Ao comprar uma garrafa de água, você já deve ter percebido que na embalagem vem estampado o prazo de validade. Provavelmente, pairou sobre a sua cabeça a seguinte dúvida: "A água tem validade?".

A água não tem validade. No ambiente natural, ela pode permanecer por vários anos ainda potável. O prazo de validade impresso tem a ver com a garrafa, que muitas vezes é de plástico. Com o passar do tempo, a embalagem libera substâncias químicas ou entrar em decomposição.

Com o passar do tempo, o plástico começa a liberar microplásticos, minúsculos fragmentos que podem fazer mal a saúde, de acordo com estudos científicos.

Oscilações de temperatura e armazenamento inadequado de garrafas de água podem intensificar o processo de decomposição do plástico. Isso pode, inclusive, alterar o sabor e o cheiro da água. Sabemos que a água potável não possui cheiro ou sabor.

Leia Também

No Brasil, a regulamentação determina os prazos de validade que devem constar nas garrafas de água. De acordo com a legislação, se a embalagem for de plástico, a validade é de apenas 1 ano após o envase. Se a garrafa for de vidro, a validade aumenta para 2 anos.

O prazo de validade de água gaseificada, é menor: seis meses quando a garrafa é de plástico e um ano quando a embalagem é de vidro. Após aberta, a recomendação é consumir o líquido em até duas semanas.

Até os galões de plástico — 10 e 20 litros — também têm validade. Neste caso, eles podem ser reutilizados por até três anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!