Cerca de 6,5 milhões de brasileiros - aproximadamente 3% da população - têm problemas graves de visão. Segundo especialistas, parte significativa desses casos tem em comum o mesmo fator: a diabetes.
Em uma pesquisa divulgada em 2021, a revista especializada Ophtalmology apontou que 6% dos individuos que têm diabetes apresentam uma doença grave na retina, como a retinoplatia diabética ou a catarata.
Oftamologista e coordenador do Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Fernando Malerbi, alerta que em 95% dos casos, as dificuldades visuais decorrentes da diabetes são evitáveis ou tratáveis - para isso, é necessário diagnóstico precoce e bom controle clínico da doença, que é crônica.
"Desta forma, busca-se a conscientização da sociedade sobre a existência de problemas visuais cujos danos podem ser prevenidos quando detectados precocemente", afirma.
Leia Também
Leia Também
Rosane Kupfer, endocrinologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), ressalta também a atenção aos índices glicêmicos.
"Para que a prevenção e o tratamento sejam possíveis, o principal aliado é o diagnóstico precoce associado ao bom controle do diabetes ao longo dos anos", diz.
Neste mês, os profissionais de saúde promovem a campanha 'Abril Marrom', que conscientiza sobre a necessidade de prevenção e combate à cegueira.
Em 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNAD) apontou que 52% da população brasileira possui uma doença crônica, delas, 12,3 milhões têm diabetes.