Mesmo após liberação, pedestres utilizam máscaras
Rovena Rosa/Agência Brasil 10.03.2022
Mesmo após liberação, pedestres utilizam máscaras

Mesmo com algumas cidades aderindo ao fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, o brasileiro parece ainda não estar preparado para deixar a máscara em casa. Em uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), de 1º a 5 de abril, 53% da população diz utilizar a proteção facial nesses ambientes e outros 29% ao ar livre. Apenas 17% das pessoas deixaram de aderir o item de proteção.

De acordo com dados da pesquisa, nos últimos seis meses, o número de pessoas que usam máscaras em lugares abertos e fechados caiu quase pela metade. Em um comparativo com o ano passado, passou de 55% em novembro de 2021 para 29% em abril deste ano. No entanto, o número de adeptos apenas em lugares fechados aumentou de 40% para 53%.

Entre os que responderam à pesquisa - foram entrevistadas 2.015 pessoas, a partir de 16 anos em todos os estados do país e o Distrito Federal - cerca de 73% disseram que continuariam a frequentar supermercados usando máscaras, outros 70% a viajar de ônibus ou avião, 64% no comércio de rua, 61% nos shoppings e 59% no ambiente de trabalho.

No entanto, esse índice sofre queda em cinemas, bares, restaurantes, shows e academias, mas fica acima de 40%.

"É precoce dizer que o uso das máscaras continuará a ser um padrão entre os brasileiros mesmo com o fim da obrigatoriedade. Os índices de contaminação e óbitos por Covid-19 estão muito presentes na memória da população. Precisamos continuar a avaliar esse comportamento nos próximos meses", pondera o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Leia Também

Passaporte da vacina

Ainda com a tendência de queda nos números da Covid-19 no país, o brasileiro defende o “passaporte da vacina” no retorno às aulas presenciais. O estudo aponta que 77% da população é a favor de escolas e faculdades exigirem dos alunos o comprovante de vacinação.

O índice permanece o mesmo entre quem tem filhos ou não. Entre os pais de crianças entre 5 e 17 anos, 70% já vacinaram todos os seus filhos contra 18% que ainda não vacinaram nenhum deles.

No entanto, a maioria da população (61%) também defende o “passaporte de vacina” em outros estabelecimentos, além de instituições de ensino. Segundo os dados, os próprios estabelecimentos aderiram mais à medida: 27% da população teve de apresentar o comprovante de vacinação para entrar em algum lugar nos últimos três meses. Número maior do que na pesquisa do ano passado, quando 18% responderam ao questionamento.

Casos de Covid

As pessoas também estão saindo mais de casa. Segundo o levantamento, quase todo brasileiro (95%) foi ao supermercado nos últimos três meses e 84%, a comércio de ruas. Ir ao shopping (45%) e viajar de avião ou ônibus (36%) também faz parte da rotina de uma parcela relevante da população.

Ainda de acordo com a pesquisa, 61% conhecem alguém que morreu de Covid-19 e 35% afirmaram que já tiveram a doença, sendo que 5% foram contaminados nos últimos três meses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!