Vacinação contra a Covid-19 em crianças
Reprodução/Flickr
Vacinação contra a Covid-19 em crianças

A Covid-19 pode piorar a asma em crianças. A conclusão é de um estudo publicado na revista Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice. Pesquisadores nos Estados Unidos analisaram quase 62 mil crianças americanas com histórico de asma que fizeram testes de PCR no primeiro ano da pandemia, incluindo mais de 7.700 que tiveram resultado positivo para a infecção pelo coronavírus.

Os resultados mostraram que as crianças infectadas tiveram significativamente mais crises de asma, hospitalizações, uso emergencial de inalador e tratamentos com corticoides durante os seis meses após a doença, em comparação com crianças que testaram negativo e com sua própria história anterior.

As crianças que testaram negativo para o vírus "melhoraram o controle da asma nos próximos seis meses, o que significa menos visitas ao departamento de emergência e hospitalizações por asma, e menos tratamento da asma", disse Christine Chou, da Children's Health of Orange County, na Califórnia.

Estudos anteriores haviam apontado para um melhor controle da doença no início da pandemia. De acordo com os pesquisadores, esse resultado inicial provavelmente se deve a medidas de saúde pública para combater o vírus, como isolamento social e uso de máscara, que reduziram a exposição aos gatilhos da asma.

Apesar da impressão geral de que as crianças com asma se saíram bem durante o primeiro ano da pandemia, acrescentou Chou, o novo estudo mostra “danos mais duradouros da Covid-10 no controle da asma infantil”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!