Programas de vacinação ainda não começaram na Coreia do Norte
Pixabay
Programas de vacinação ainda não começaram na Coreia do Norte

A Organização Mundial da Saúde alertou nesta segunda-feira que a Covid-19 pode se espalhar rapidamente na Coreia do Norte , onde os programas de vacinação ainda não começaram, segundo comunicado. A mídia estatal do Norte relatou 50 mortes pela "epidemia em andamento" e  mais de 1,2 milhão de pessoas com "sintomas de febre".

“Como o país ainda não iniciou a vacinação contra a Covid-19, existe o risco de que o vírus se espalhe rapidamente entre as massas, a menos que (a propagação) seja reduzida com medidas imediatas e apropriadas”, disse Poonam Khetrapal Singh, diretor regional da OMS para o Sudeste Asiático, em nota enviada à imprensa.

No mesmo comunicado, a OMS disse que ainda não recebeu informações sobre o surto relatado diretamente das autoridades locais.

Segundo a agência de notícias "Yonhap", o governo sul-coreano tentou enviar uma mensagem formal à  Coreia do Norte para ajudar no combate ao surto de Covid-19, mas Pyongyang continua sem responder, afirmaram as autoridades nesta segunda-feira. Os dois lados tiveram um telefonema de rotina, contudo, que ocorreu "normalmente" através do canal de comunicação direto na manhã desta segunda-feira.

O ministério da unificação disse que tentou entregar a mensagem via fax, assinada por seu chefe Kwon Young-se, ao chefe do Departamento da Frente Unida do Norte, Kim Yong-chol, às 11h do mesmo dia. Mas o Norte ainda não esclareceu sua intenção de "aceitar" a notificação, acrescentou.

As autoridades de saúde em Seul acreditam que o surto de Covid-19 na Coreia do Norte é provavelmente muito mais sério do que o anunciado pela mídia estatal.

— Com informações de agências internacionais

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!