O Instituto Nacional de Meteorologia apontou que 17 estados estão em zona de "perigo" por conta da frente fria que começou nesta semana após a passagem do ciclone Yakecan, no Sul do país. Nesta quarta-feira, por exemplo, São Paulo registrou uma sensação térmica de -5,4°C, enquanto Santa Catarina teve dois dias seguidos com neve.
As baixas temperaturas propiciam o aparecimento de sintomas gripais, como espirros e tosse, que no contexto da pandemia são recorrentemente confundidos com outras infecções nas vias respiratórias, como a Covid-19 e o resfriado.
Além disso, na última semana, o boletim InfoGripe, da Friocruz, mostrou um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no país, que são consequência da contaminação por esses agentes.
Os casos de Covid-19, por exemplo, tiveram uma alta de 17% nesta quarta-feira, segundo o boletim do consórcio de veículos da imprensa, confirmando uma tendência de crescimento há 11 dias consecutivos.
Apesar de os sintomas da Covid-19, gripe e resfriado serem parecidos, afetando as mesmas regiões do corpo, é possível diferenciá-los com base na intensidade e na frequência com que eles aparecem. Confira as diferenças nos sinais de cada infecção:
Sintomas da Covid-19
Os casos de Covid-19 têm se apresentado de maneira mais leve, uma vez que cerca de 77% da população brasileira recebeu ao menos duas doses da vacina, que reduzem os sintomas em eventual caso de infecção. Porém, é importante estar atento e, em caso de sinais, realizar o teste para a doença. Os sintomas são:
-
Coriza e congestão nasal;
-
Dor de garganta;
-
Dor de cabeça;
-
Cansaço;
-
Espirros.
Os sintomas costumam ser leves, com estudos apontando que a variante Ômicron , prevalente no país, se reproduz mais rápido nas vias aéreas e, portanto, poupa o pulmão. Os sinais costumam melhorar no período de cinco dias após o surgimento dos sinais. A febre também já foi relatada, mas com menos frequência.
Sintomas da influenza (gripe)
A febre é o principal diferencial entre a gripe, a Covid-19 e o resfriado. Isso porque na gripe – uma infecção pelo vírus Influenza – o sintoma é muito mais comum. Diante de um quadro febril, portanto, há mais chances de ser uma situação gripal, porém a febre, por si só, não garante o diagnóstico da doença.
De acordo com o Instituto Butantan — responsável por produzir a vacina da gripe usada no Brasil —, os principais sintomas são:
-
Febre súbita;
-
Tosse (geralmente seca);
-
Dor de cabeça;
-
Dores musculares e articulares;
-
Mal-estar;
-
Dor de garganta;
-
Coriza.
Os sinais da gripe costumam durar de cinco a sete dias, sendo que a tosse pode levar duas semanas ou mais para desaparecer.
Os sinais da gripe costumam durar de cinco a sete dias, sendo que a tosse pode levar duas semanas ou mais para desaparecer. A campanha de vacinação contra a doença está em andamento no Brasil, e vai até o dia 3 de junho. A imunização é extremamente importante para evitar casos graves em populações mais suscetíveis. Confira os públicos elegíveis para serem vacinados:
-
Idosos com 60 anos ou mais;
-
Trabalhadores da saúde;
-
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
-
Gestantes e puérperas;
-
Povos indígenas;
-
Professores;
-
Pessoas com comorbidades;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
-
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
-
Trabalhadores portuários;
-
Funcionários do sistema prisional;
-
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
-
População privada de liberdade.
Sintomas do resfriado
O resfriado tem sintomas mais leves que a gripe, sendo mais semelhantes com os sinais da Covid-19. Eles costumam durar de três a quatro dias, mas podem se prolongar em fumantes, chegando a até 10 dias. As crianças são as mais acometidas pela doença – provocada pela infecção por um adenovírus. Em caso de sinais, é importante realizar o teste para a Covid-19, uma vez que apenas ele será capaz de confirmar qual é o diagnóstico. Os principais sintomas do resfriado são:
-
Coriza (nariz escorrendo com secreção aquosa e transparente);
-
Nariz entupido;
-
Espirros;
-
Dor de garganta;
-
Febre baixa (mais comum em crianças — adolescentes e adultos não costumam apresentar).