Gretchen apareceu nas redes sociais com os peitos e braços peludo
Reprodução/Instagram
Gretchen apareceu nas redes sociais com os peitos e braços peludo

A cantora Gretchen está dando o que falar na internet desde que postou um vídeo no Instagram tomando sol de biquíni. Os seguidores ficaram surpresos ao observarem que o colo, os seios e os braços da cantora brasileira estão completamente cobertos de pelos, tingidos de louro. A reação se justifica, já que não é comum encontrar mulheres com esta região do corpo peluda. Mas isso não significa, necessariamente, que há algo de errado, dizem especialista.

O endocrinologista Alexandre Hohl, presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBem), explica os principais três motivos para o crescimento excessivo de pelos em mulheres: questões genéticas, doenças associadas e uso indevido de hormônio.

O especialista afirma que não é possível apontar a causa do crescimento dos pelos de Gretchen apenas por foto. Seria preciso conhecer o histórico familiar da cantora e os hábitos atuais de vida dela para indicar um diagnóstico.

A primeira possível causa de crescimento de excessivo de pelos é a questão genética, ou seja, algo natural. Hohl explica que mulheres de famílias árabes ou originárias da região ibérica — como Portugal e Espanha — costumam ser mais peludas. É a condição conhecida como hipertricose ou "síndrome do lobisomem". Portanto, o surgimento da pelugem é natural caso não se faça depilação.

Outra condição que pode justificar o aparecimento dos pêlos de Gretchen é o hirsutismo — crescimento excessivo de pelos nas mulheres em áreas mais comuns nos homens, como no rosto, peito, ombros, abdome inferior, costas e parte interna das coxas. Esse problema pode ser causado por doenças que aumentam os níveis de hormônio masculino no corpo feminino.

"Câncer de ovário, câncer suprarrenal ou síndrome dos ovários policísticos podem levar ao aumento de pelos nas mulheres em regiões mais comuns nos homens, pois estas doenças aumentam nas mulheres os níveis de hormônios derivados da testosterona", explica Hohl.

A terceira causa apontada por Hohl como um motivo para o crescimento excessivo de pêlos em mulheres é o uso de testosterona, um "fenômeno avassalador" e "totalmente errado", segundo o especialista.

"Algumas mulheres usam gel com testosterona ou implantes com esse hormônio e um dos efeitos colaterais é o aumento de pelos no corpo", diz o endocrinologista.

O especialista alerta que o uso de testosterona sem orientação médica por mulheres pode causar outros efeitos colaterais, como o crescimento do clitóris, o engrossamento da voz, o aumento da oleosidade da pele, o surgimento de acne e a queda de cabelo.

"Se a mulher nunca teve pelos em excesso, não está usando nenhum tipo de hormônio e observa o crescimento deles, a orientação é procurar por um médico para investigar as possíveis causas", alerta o endocrinologista.

Na terça, Gretchen voltou à plataforma para rebater as críticas que vem recebendo por conta do registro de biquíni.

"Já que meus pelos são o assunto do momento, aí vai um close deles para vocês. Chora nesses pelos sensuais", postou a cantora, de 63 anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!